Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Picote: Caiaque no rio Douro

 Com partida e chegada à aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, no Domingo, dia 20 de julho, vai realizar-se um passeio de caiaque no rio Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), onde os participantes têm a oportunidade de descobrir a fauna e a flora, em paisagens deslumbrantes.


Segundo a empresa Coordenadas de Aventura, este passeio de caiaque é de dificuldade fácil, dado que o objetivo não é a navegação, pelo que qualquer pessoa sem experiência pode participar na atividade.

“O passeio pelo Douro Internacional é uma experiência única, que só é possível fazer após o dia 20 de julho, devido ao seu elevado valor ecológico e ao período de nidificação de aves protegidas ou em risco de extinção, como são a Cegonha Negra, Águia de Bolelli e a Águia-Real. No decorrer da aventura, os participantes têm também a oportunidade de ver a Barragem de Picote, a jusante, de uma perpectiva única”, indica a organização.

O troço fronteiriço do rio Douro que separa Portugal de Espanha, corresponde a um vale profundo, encaixado e de margens escarpadas. O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), com cerca 87 mil hectares, abrange uma extensa superfície adjacente ao rio, sendo a vegetação dominada pela azinheira, localmente conhecida por carrasco, o zimbro, sobreirais e manchas de carvalho-negral. 

O Parque Natural do Douro internacional (PNDI) é considerado uma área fundamental para a conservação da avifauna, em Portugal e na península ibérica. Nesta extensa área, as espécies de fauna mais representativa são as aves, quer pela elevada diversidade quer pela ocorrência de várias espécies ameaçadas. Entre as aves, destacam-se as rupícolas, isto é, as aves que vivem e nidificam em zonas rochosas, nomeadamente grandes aves como o abutre-do-egipto (Neophron percnopterus) e a águia-de-bonelli (Aquila fasciata),.  

Aos participantes é recomendado o uso de calções ou fato de banho, sapatos de água ou chinelos, chapéu de sol, luvas de canoagem ou ciclismo, protetor solar, óculos de sol, garrafa de água 1,5 e um ligeiro reforço alimentar.

A inscrição no Kaiak Tour Douro Internacional tem um preço: 40€. O pagamento deve ser feito previamente, através de MBWAY (tlm. Número 966736633) ou por transferência bancaria, para o IBAN: PT50 0035 0838 00000453630 89. Aquando do pagamento, o(s) participante(s) devem indicar a atividade e nome do(s) participante(s).

Segundo a empresa Coordenadas de Aventura, a inscrição inclui seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil; transporte em veículo todo-o-tereno no início e final da experiência para o local de embarque; material para a prática de canoagem (colete, pagaia e caiaque sit on top bilugar) e outras surpresas preparadas pela empresa de animação turística.

Fontes: Coordenadas de Aventura e Natura.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário