Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Balcão da Caixa Crédito Agrícola de Parada passa a abrir apenas dois dias por semana a partir de janeiro

 Uma situação que tem causado descontentamento na população


A agência da Caixa Crédito Agrícola de Parada, no concelho de Bragança, vai passar a funcionar apenas dois dias por semana a partir de janeiro.

Este balcão da Caixa Agrícola é o único banco existente numa aldeia do meio rural, no concelho de Bragança, e serve várias localidades do Planalto, incluindo Faíl, Paredes, Caroceiro, Grijó, Freixedelo, Coelhoso, Pinela e Paradinha Nova.

O presidente da União de Freguesias de Parada e Faílde adiantou que a população ainda não foi informada e admite preocupação com o impacto da medida. “Ainda não deram conhecimento aos utilizadores. A Caixa Agrícola de Parada não serve só a localidade de Parada, mas principalmente todo o Planalto. A justificação é sempre os rácios e os movimentos. Não é essa a única justificação. Não é justificação técnica da abertura ou não do Balcão”, explicou Hervé Gonçalo.

A decisão é definitiva e prevê o encerramento do balcão às segundas, quartas e sextas-feiras, mantendo o atendimento apenas às terças e quintas-feiras. Segundo a Caixa Agrícola, a alteração resulta de uma reorganização do serviço e não prejudica a população local, mas a mesma opinião não é partilhada . “As pessoas mostraram algum descontentamento relativamente ao encerramento, que isso é o que acontece sempre quando perdemos serviços, mas a Caixa é uma empresa privada, aquilo que podemos fazer é demonstrar a nossa indignação, mas deram-nos exemplos de outras localidades que também estavam com o mesmo sistema. Agora, não sei qual vai ser a reação das pessoas e das empresas, estamos a falar de vários empresários localizados naquele planalto, IPSS’s, não sei qual vai ser a reação e se será suficiente os dois dias abertos”.

Contactada pela rádio, a Caixa de Crédito Agrícola garante que “os clientes continuarão a ter a mesma qualidade de serviço, sem que seja necessária a adoção de medidas alternativas.” Por e-mail, o banco explica que a decisão surge após uma análise da procura e do volume de atendimento. Segundo a instituição, concentrar a atividade em dois dias por semana permite manter todo o movimento semanal, ao mesmo tempo que otimiza os recursos disponíveis.

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário