Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

SE AINDA NÃO TEM, COMPRE UM

Por: Humberto Pinho da Silva 
(Colaborador do "Memórias...e outras coisas...")


 Acabo de sair de capela onde repousa senhora, que o povo canonizou. Venho entristecido e meditabundo: lá encontrei: muita cera; pagelas; terços; medalhas; Iemanjá: ídolos, que não sei o que representam; talvez " bezerros", da umbanda e candomblé.

Refleti amargamente: apesar de me dizerem que o povo está mais culto, porque frequenta a escola, e muitos a Universidade, continua, em matéria religiosa, a pensar como os antepassados iletrados.

Eça disse – que o nosso povo não católico, mas padrista: " Que sabe ele da moral do cristianismo? Da teologia, do ultramontanismo? Sabe do santo de barro que tem em casa, e do cura que está na igreja.” - " Notas Contemporâneas".

E o resultado, é o colapso Moral e da Fé: porque para A obter, além de dom de Deus, é preciso pregação cristocentrica , fiel ao ensino de Jesus.

Vários são os motivos que nos levaram ao descalabro atual:

O primordial é o facto de alguns sacerdotes preferirem agradar aos " fiéis", ensinando: não o que Deus quer, mas o que o povo deseja ouvir.

A Igreja recomenda, insistentemente, a leitura diária da Bíblia, mas os católicos, em geral, preferem colocá-La na estante, como Livro de decoração.

Para ser crente, não basta - ir à missa e rezar aos santos, - é preciso procurar Cristo e, principalmente, cumprir a vontade de Deus.

Como se pode conhecer a vontade de Deus? Na Bíblia, mormente no Novo Testamento. E Neste : no Evangelho.

Não chega para conhecer a Palavra, ouvir homilias e excelentes sermões. Santo Agostinho deliciava-se a escutar as práticas de S. Ambrósio (Bispo de Milão,) que eram regalos para seus ouvidos; mas, o prazer não o nutria, muito pelo contrário.

 Quem deseja conhecer a vontade de Deus, deve ler diariamente, o Novo Testamento. Melhor: o Santo Evangelho.

É nesse Livro – manual de conduta do cristão, – que se encontra o que Deus quer, escrito por quem ouviu e conviveu com Cristo.

Seguir tudo que Jesus ensinou, não fácil – nem os santos o conseguiram, mas tentaram: uns mais do que os outros.

Se ainda não O possui, adquira um exemplar, sublinhe os versículos, que mais o impressionaram, e tente seguir o que Jesus recomendou.

O Novo Testamento – livro de cabeceira do cristão, – deve ser lido e relido: à noite, ao deitar, ou no período das refeições. É bastante barato. Em qualquer livreiro O encontrará, em edição de bolso, de preferência anotado.

Que Deus vos abençoe.


Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG” e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário