Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Estou farto!!!


 Estou farto. Farto de ver a minha liberdade de pensar sufocada por  propaganda, medo e decisões tomadas por gente que não devia ter autoridade nem sobre um condomínio, quanto mais sobre o mundo. Pensar livremente tornou-se um ato de desafio, quase de rebeldia, num sistema que prefere cidadãos obedientes a cidadãos conscientes.

Os mercados financeiros estremecem como castelos de cartas, anunciando mais uma crise que, como sempre, não cairá sobre quem a provocou. Cairá sobre os mesmos de sempre. Trabalhadores, famílias, jovens sem futuro garantido, SOBRE NÓS! O caos económico é tratado como uma inevitabilidade, quando na verdade é o resultado direto de escolhas estúpidas, arrogantes e criminosamente irresponsáveis.

A guerra está em todo o lado. À porta, no ecrã, no discurso político, nas ameaças constantes. O mundo vive em estado de tensão permanente porque líderes incapazes transformaram a diplomacia num espetáculo de testosterona e ignorância. O conflito deixou de ser o último recurso, passou a ser ferramenta política.

E no centro desta degradação moral e política surge Donald Trump, um produto tóxico da estupidez elevada a virtude. Um homem que confunde gritaria com liderança, ego com estratégia e brutalidade com força. A sua eleição não foi só um erro político, foi um sintoma grave de uma sociedade que premiou o vazio, o narcisismo e a irresponsabilidade. As consequências estão à vista, instabilidade global, instituições fragilizadas e um mundo mais perigoso para todos.

Os A(ventureiros) minam também por cá!

Recuso-me a aceitar este circo como normal. Recuso-me a baixar a cabeça enquanto o futuro coletivo é destruído por gente que governa por impulso, ressentimento e total ausência de pensamento crítico. A minha irritação não é exagerada, é a reação lógica de quem ainda se recusa a abdicar da lucidez num mundo que parece ter feito exatamente isso.

Pelas nossas bandas, era bem que no dia 18 deste mês fossemos responsáveis e não alinhássemos em populismos, que para eles é um negócio CHORUDO. Podemos pagar bem caro!

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário