O Município de Macedo de Cavaleiros quer reintegrar a Associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. O assunto foi levantado em sede de assembleia municipal pela deputada do Partido Socialista, Isabel Carvalho.
O presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, destaca que pretende reintegrar a associação, argumentando que é necessário reforçar sinergias, o desenvolvimento económico, social e sustentável, em conjunto com os dois municípios vizinhos de Bragança e de Mirandela, focado para um território também comum, o transfronteiriço:
A autarquia de Macedo de Cavaleiros saiu da esfera desta associação em 2022, por opção política de Benjamim Rodrigues, alegando que o investimento de 10 mil e 500 euros, não tinha qualquer retorno e impacto no concelho. A proposta foi criticada pelo PSD e também pelo CDS, na altura.
Agora, Sérgio Borges admite estar a corrigir um erro do passado:
A associação foi fundada em 1992. É composta por 18 cidades membros, 9 do Norte de Portugal e 9 da Galiza. O seu objetivo principal é promover a coesão territorial, o desenvolvimento e a internacionalização da euro-região, através da coordenação de políticas e da promoção da cidadania ativa.
Maria João Canadas


Sem comentários:
Enviar um comentário