Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Torre de Moncorvo vai avançar com a construção de um Centro de Recolha Oficial

 O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, José Meneses, durante uma audição na Assembleia da República, no âmbito da Comissão de Agricultura e Pescas, a requerimento do Grupo Parlamentar do Livre, na sequência das acusações públicas dirigidas ao município relativamente à gestão do atual canil


Torre de Moncorvo vai avançar com a construção de um Centro de Recolha Oficial, uma infraestrutura destinada a melhorar as condições de acolhimento, acompanhamento clínico e bem-estar dos animais errantes no concelho. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, José Meneses, durante uma audição na Assembleia da República, no âmbito da Comissão de Agricultura e Pescas, a requerimento do Grupo Parlamentar do Livre, na sequência das acusações públicas dirigidas ao município relativamente à gestão do atual canil. “Estamos a iniciar obras. Lançámos dois concursos que ficaram desertos e, felizmente, no início do ano, já em janeiro, temos um empreiteiro. A obra está a ser iniciada e queremos de facto levar a bom porto o centro de recolha”.

A audição parlamentar surgiu na sequência de um conjunto de denúncias tornadas públicas no ano passado, pelo Núcleo de Intervenção e Resgate Animal, que acusou o canil de práticas ilegais, nomeadamente o abate de animais recolhidos na via pública, a venda de cães de raça a particulares e a alegada cobrança de coimas a cidadãos que denunciassem a presença de animais errantes. O autarca nega as acusações e lembrou que a preocupação com o bem-estar animal no concelho remonta a 1997, altura em que foi criado o primeiro canil. “Desde 97 houve a preocupação, muito por causa dos cães de caça, e o município, na altura, fez um canil, com a gestão partilhada com o Clube de Caça e Pesca. Mais tarde tivemos a preocupação também de ter uma boxe para, de facto, quando há situações de animais errantes, podermos capturar. Com certeza não é o modelo que nós pretendemos e por isso mesmo também estamos a implementar medidas diferentes”.

Na sua intervenção, o autarca manifestou também indignação com o momento e o contexto em que as denúncias foram tornadas públicas, considerando-as “inverdades”. “O município já uma denúncia, ao Ministério Público, dessa associação, da IRA, que acusava a Câmara Municipal de estar a abater animais, sendo que o abate de animais em canis, como forma de controlo da população, é proibido. Ou seja, isto é falso, completamente falso, e veio numa altura de uma campanha eleitoral”.

O presidente esclareceu ainda que o alojamento atualmente utilizado funciona ao abrigo de um protocolo celebrado entre o município e o Clube de Caça e Pesca local, uma entidade que assegura a gestão diária do espaço, com seis funcionários, vigilância permanente, alimentação e higienização das instalações, num contrato-programa no valor anual de cerca de 75 mil euros.

Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário