terça-feira, 18 de setembro de 2018

Mesas de Mirandela e Vila Real são eleitas 7 Maravilhas de Portugal

As mesas de Mirandela e Vila Real foram ontem eleitas duas das Sete Maravilhas gastronómicas de Portugal, um projeto conduzido pela televisão pública que durante alguns meses apurou os melhores pratos através de uma votação realizada por chamada telefónica. 


A Gala que determinou as melhores sete mesas portuguesas decorreu ontem na cidade algarvia de Albufeira. Além de Vila Real e Mirandela chegaram à final as mesas de Chaves, Bragança e Alijó, sendo a região transmontana aquela que melhor prestação teve a nível nacional.

Vila Real apresentou como ementa os famosos covilhetes, a carne maronesa, as tripas aos molhos e os vinhos da Adega Cooperativa de Vila Real. 

A Mesa de Mirandela - Maria Rita do Romeu congrega a gastronomia e receituário com história, num edifício que conta histórias, agregado a um museu de curiosidades, com peças únicas, uma loja, uma adega, um lagar e enquadrados numa aldeia que integra a REDE NATURA 2000 – a Mata do Quadraçal, percurso pedestre associado à temática da cortiça e do granito, que “agarra” as aldeias circundantes como por exemplo os Avantos e que liga o rural ao urbano através da Rota dos Cavaleiros da Ordem de Malta cujo percurso se inicia na cidade de Mirandela (junto à Ponte) até ao Caminho dos Marcos que nos leva a Jerusalém do Romeu.

"Esta vitória tem um significado muito importante para a economia do concelho, pois, além de representar mais um passo na valorização dos produtos de excelência, constitui-se como um motivo de atracão turístico", refere fonte da autarquia.

A Mesa de Mirandela concorreu com uma ementa histórica composta pelos Tostadinhos Alheira de Mirandela como entrada, Bacalhau à Romeu, prato mítico da Maria Rita uma receita com história da família Menéres, como prato de peixe e Sopa Seca, prato distintivo expressão do território e sua autenticidade, como prato de carne. Para regar este repasto, o Azeite DOP Bio Romeu e os vinhos Quinta do Romeu Reserva Branco e Quinta do Romeu Tinto Touriga Nacional.


A Mesa de Mirandela - Maria Rita do Romeu é agora uma das 7 Maravilhas, juntamente com a Mesa de Albufeira, Mesa da Bairrada ao Mondego, mesa das Lajes do Pico, Mesa de Monção, Mesa Terras de Chanfana e Mesa de Vila Real.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário