Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Douro Internacional: Prémios Arribe são porta de entrada de vinhos portugueses no mercado espanhol

A Rota Internacional do Vinho Vindouro-Vinduero é considerada pelos especialistas em vinhos como uma porta de entrada destes produtos portugueses no mercado espanhol através do concurso "Prémios Arribe".
O certame Ibérico de vinhos “Prémios Arribe” realiza-se há oito anos na localidade espanhola de Trabanca, situada nas Arribas do Douro Internacional.
"O objetivo do certame é o de este ano alcançar os 500 vinhos a concurso, com a quarta parte proveniente de denominações de origem Douro e Trás-os-Montes", disse hoje à Lusa a enóloga responsável pela iniciativa, Lisete Osório.
Na edição de 2011 dos "Prémios Arribe" marcaram presença 355 vinhos provenientes de toda a Península Ibérica, cabendo aos néctares portugueses 32 por cento das participações, que se saldaram em distinções nas mais diversas categorias.
Para além de vinhos do Douro e Trás-os-Montes, marcam presença vinhos alentejanos, do Minho, Dão, Bairrada, Tejo, entre outras regiões vinícolas.
"Nos últimos anos do concurso, a imagem dos vinhos portugueses tem sido bem projetada em Espanha, o que tem levado a um aumento de participações, mais concretamente da Região Demarcada do Douro", acrescentou a enóloga de origem portuguesa.
Segundo os promotores do certame vinícola, quem participa uma vez fica com vontade de voltar no ano seguinte, dada a promoção que é feita através do concurso "Prémios Arribe" aos vinhos portugueses.
"Como se está atravessar um período de crise e as adegas, por vezes, não têm condições financeiras para promover os seus vinhos, consideramos que este certame dá uma boa visibilidade a quem pretende entrar no mercado de vinhos em Espanha ", acrescentou.
O Júri internacional será composto por enólogos, provadores e jornalistas do sector enogastronómico, que avaliarão, em "prova cega", os vinhos a concurso.
"Este ano, o júri vai integrar elementos de prestígio internacional, entre os quais se destacam algumas personalidades femininas ligadas ao mundo dos vinhos na Península Ibérica ", frisou Lisete Osório.
O comité de prova é composto por provadores oriundos de Espanha, Portugal, Itália, o que dá " uma forte" visibilidade ao concurso.
"Após o concurso, é elaborado um Guia de Vinho Arribe, no qual será disponibilizada toda a informação dos vinhos premiados no concurso", acrescentou a enóloga.
As inscrições estão abertas através do sítio da internet: www.rutainternacionaldelvino.com, podendo as amostras ser entregues até 27 de julho.


in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário