Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 19 de abril de 2014

Município de Macedo distinguido com o Prémio Geoconservação 2014‏

A ProGEO, Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico, anunciou na última quinta-feira a atribuição do Prémio Geoconservação 2014 à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
A entrega do prémio ocorrerá no dia 22 de abril, no Dia Nacional do Património Geológico, na sede do Geoparque Terras de Cavaleiros, às 10h, imediatamente antes do périplo que os alunos do 1º ciclo realizarão pela cidade envolvido no Dia das Eco-Escolas.
Esta candidatura da Câmara Municipal, intitulada “Geoparque Terras de Cavaleiros”, foi distinguida pelo “trabalho efetivamente projetado e concretizado” de inventariação e fundamentação científica do Património Geológico, os seus níveis de proteção, conservação, e estratégias de valorização e promoção.
O território do Geoparque, coincidente com a área do concelho de Macedo, possui uma rica e complexa geologia enquadrada pelo Maciço Ibérico, com rochas que datam do Proterozoico. Aqui estão inventariados 42 geossítios que encerram um importante valor científico, educativo e geoturístico, 7 deles, a sofrerem intervenção para uma melhor visitação.
Entre 2010 e 2013 a autarquia desenvolveu uma Rota Geológica, com duas variantes, a rota menor com 50 km e a rota completa com 110 km. De apoio a esta rota, foi recuperada uma antiga casa do guarda-florestal num centro de interpretação, o Centro de Interpretação Geológica de Morais. Nesta componente educativa, o Geoparque Terras de Cavaleiros desenvolveu 6 programas, abordando as temáticas da geologia, biologia, ambiente, história e cultura.
O Prémio Geoconservação 2014 averbado pela autarquia, junta-se à Menção Honrosa recebida em 2010 com a candidatura “Umbigo do Mundo”.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário