Combater a solidão e o isolamento dos idosos é o objectivo do projecto “Conta-me uma Conta”, que está a ser desenvolvido pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Mirandela, integrada na ULS do Nordeste.
A coordenadora desta Unidade, Natália Silva, sublinha que através das actividades desenvolvidas com os seniores é possível prevenir algumas doenças. “ Promover as inter-relações, a amizade, a solidariedade entre as pessoas, de modo a que possamos diminuir a incidência de consequências ligadas ao isolamento e solidão crónicas, nomeadamente a demência, o Alzheimer, entre outras”, frisa a responsável.
Em Vila Verdinho, na freguesia de Cedães, os idosos ficaram satisfeitos com as actividades.Arminda Cepeda, de 72 anos, e Teresa Morais, de 65 anos, residentes em Vila Verdinho foram duas das idosas abrangidas por este projecto. “Achei interessante, isto é muito bom para nós”, garante Teresa Morais.
Também Arminda Cepeda sublinha que a iniciativa é importante para promover o convívio.Este projecto é operacionalizado em parceria com a Rede Social do Concelho de Mirandela e já abrangeu até ao momento as comunidades de S. Pedro Velho, Vale de Salgueiro, Vale de Gouvinhas, Franco e Vila Verdinho, num total de 113 pessoas.
O objectivo é abranger todas as freguesias do concelho.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário