Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de março de 2015

Alunas do Agrupamento de Ecolas Emídio Garcia vão representar a zona Norte nas Olimpíadas da Química

Três alunas do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança, vão representar a região Norte nas Olimpíadas da Química Mais.
A equipa composta pelas irmãs Inês e Rita Trovisco, que frequentam o 11º ano, e Ana Paulino de 10º ano, conquistou o 1º lugar da região norte, cuja final decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 
As irmãs Trovisco já tinham participado nesta prova no ano passado, tendo alcançado o 2º lugar da Zona Norte. Agora confessam que se sentiram mais à vontade na competição.“Quando começámos, era uma novidade para nós. Não estávamos à espera de passar porque, no ano passado, só tínhamos na nossa equipa elementos de 10º ano. Agora vimos o nosso esforço recompensado e dá-nos vontade de continuar a esforçar-nos e obter resultados cada vez melhores”, confessa Inês Trovisco. 
Já Rita Trovisco acrescenta que no ano passado foi mais difícil. “Este ano sentimo-nos muito mais preparadas e mais à vontade para fazer as diferentes provas. No ano passado notámos grandes dificuldades e foi com muito esforço que conseguimos obter os resultados que obtivemos”, revela a estudante. 
A jovem mais nova da equipa, Ana Paulino, ficou satisfeita com esta distinção. Agora que as provas se vão disputar a nível individual, admite que não vai ser fácil, uma vez que vai competir com alunos de 11º ano.“Tentámos dar o nosso melhor na preparação. Estudámos bastante. Agora tenho a perfeita noção de que, como sou de 10ºano, ainda tenho muito trabalho pela frente. Não vai ser muito fácil mas vou dar o meu melhor”, assegura Ana Paulino. 
Célia Bento, a professora de Física e Química que ajudou a preparar as alunas para as provas das olimpíadas, mostra-se satisfeita com este resultado e sublinha que a Escola Secundária Emídio Garcia tem tido vários alunos a distinguirem-se nesta competição. “Para mim, o resultado foi uma surpresa mas, ao mesmo tempo não foi. No ano passado com as duas alunas que agora estão no 11º ano e que fazem parte desta equipa, ficamos em 2º lugar na região Norte. 
A nossa escola também já teve outros alunos e que se distinguiram e houve dois jovens que passaram à fase internacional”, recorda a professora. Uma das duas únicas menções honrosas atribuídas a Portugal nas competições internacionais das Olimpíadas da Química foi obtida por um aluno desta escola em 2010.
Agora as três jovens vão à fase final nacional que decorre no próximo dia 9 de Maio, em Aveiro. Caso façam parte do grupo de 10 estudantes com melhores resultados, arriscam-se a representar Portugal nas Olimpíadas de Química Ibero-Americanas ou Internacionais.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário