Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 21 de março de 2015

Medida-padrão para alqueire

Museu: Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário: 325
Supercategoria: Ciência e Técnica
Categoria: Uso e Consumo Doméstico
Denominação: Medida-padrão
Título: Medida-padrão para alqueire
Autor: Desconhecido
Datação: XVI d.C.
Matéria: Bronze.
Dimensões (cm): altura: 24; largura: 32; comprimento: 27; 
Descrição: Medida e raseiro de bronze. A medida de forma cúbica de quatro faces molduradas por incisões formando um quadrado. Apresenta na face direita uma pequena asa elipsoidal e na face esquerda tem dois pequenos orifícios que possivelmente seriam da outra asa. A face anterior é dividida ao centro por uma pequena banda rectangular horizontal. No rectângulo inferior está incisa a inscrição "ALQVEIRE" e no rectângulo superior apresenta, em relevo, um medalhão com um pequeno castelo ao centro e duas torres com ameias, adossadas, e a encimar o castelo está representado um corvo (?) e a remata-lo tem a seguinte inscrição "TORE DE MENCORVO". A face posterior é dividida ao centro por uma pequena banda rectangular horizontal. No rectângulo inferior tem, incisa, a seguinte inscrição "SEBASTIANVSPRIMVSREI POR/ TVGALIS REINORVMENSVRA/ SAQAVITA.ANO.MDLXXV" e no rectângulo superior vê-se, em relevo um medalhão com escudo de Portugal, sobre uma cartela, encimado pela coroa real. No canto superior esquerdo, da face anterior, tem incisa uma pequena caravela de quatro mastros com um corvo (?) sobre o último mastro. O raseiro é de forma cilíndrica e menor diâmetro nas extremidades com bases rematadas por pequeno anel circular com saliências arredondadas.
Incorporação: Doação - Câmara Municipal de Moncorvo
Proveniência: Moncorvo.

Direção Geral do Património Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário