Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Digressão da Filandorra pelo mundo rural encerra em noite de São Martinho

A digressão que a companhia de Teatro Filandorra esteve a fazer pelo mundo rural com a divertida comédia de A.M. Pires Cabral, “O Saco da Nozes”, vai acabar no Centro Cultural/Auditório Adelina Campos pelas 21h00, em Vila Flor, num espectáculo que marca o encerramento da iniciativa “Teatro no Mundo Rural” que permitiu levar o Teatro a seis freguesias daquele concelho numa parceria entre o Município e a Filandorra – Teatro do Nordeste.

A dinamização e sensibilização cultural das populações rurais foi o objectivo desta iniciativa que decorre desde Junho e que permitiu aos habitantes das aldeias de Benlhevai, Samões, Santa Comba, Roios, Assares e Nabo assistirem às “Manhas de um Bispo que tudo faz para ficar com um saco de nozes, há muito prometidas ao homem que provasse ser voz de comando em casa… numa aldeia onde os homens andam ao jeito das mulheres”. 

Aos Domingos à tarde, o teatro tornou-se pretexto para um encontro intergeracional, onde as experiências e os saberes permitiram firmar a cumplicidade entre actores e público nos terreiros e largos das aldeias ou nas sedes das Juntas de Freguesia. 

“Teatro no Mundo Rural” foi uma iniciativa conjunta do Município de Vila Flor e da Filandorra, ao abrigo do Protocolo que ambas as instituições mantêm nos domínios da formação e animação teatral, e que é desenvolvida anualmente com o intuito de levar o teatro a todas as freguesias do Concelho. 

“O Saco das Nozes” tem versão cénica e encenação de David Carvalho, a Assistência de Encenação é de Bibiana Mota e no palco conta com as interpretações de Débora Ribeiro, Helena Vital, Bruno Pizarro, Gonçalo Fernandes, Victor Santos, Silvano Magalhães e David Carvalho 

O espectáculo é acompanhado por uma Exposição Ícone biobibliográfica sobre o autor: dez painéis permitem dar a conhecer ao público as várias peças da sua autoria que a Companhia levou à cena. O Saco das Nozes contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura/Governo de Portugal, que acedeu apoiar esta produção no âmbito da Homenagem ao escritor/dramaturgo, destacando-se o papel da Direcção Regional da Cultura do Norte que desde o início se associou à Homenagem a A.M. Pires Cabral apoiando a Exposição sobre o autor. 

Na noite de São Martinho, o espectáculo O Saco das Nozes sobe ao palco do Centro Cultural de Vila Flor, com entrada gratuita, e depois das nozes segue-se o Magusto Colectivo com castanha assada e vinho novo.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário