Trata-se de uma tradição antiga numa vila transmontana.
‘Toninho’ é um porco que anda à solta nas ruas de Vilarandelo, em Valpaços, e que é alimentado por todos. Come pastéis, gomas e até bebe café. O objetivo é engordá-lo ao máximo até ao Natal, altura em que é rifado. Quem tiver a rifa vencedora fica com o ‘Toninho’ cujo destino é transformar-se em fumeiro.
No entanto, escreve o Jornal de Notícias, a tradição pode já não ser o que era. Tudo porque a população de Vilarandelo afeiçoou-se ao animal e já não o quer matar.
“O porco ganhou a afeição dos populares. Ele devia andar sempre aqui pelo meio do povo até que morresse”, disse ao JN Maria Estela, uma das populares que não quer ver a vida de ‘Toninho’ chegar ao fim no Natal.
A verdade é que já foram vendidas quase todas as rifas. Eram mil. Mas agora ninguém quer ver o ‘Toninho’ em formato de enchido.
“O nosso porquinho é tão bonito, pretinho e de risca branca…”, diz outra popular, Maria da Graça.
Agora resta esperar para saber qual será o destino de ‘Toninho’.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu sou pelo "Toninho".
ResponderEliminarQue viva muitos anos.