Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 21 de novembro de 2015

Nordeste Transmontano // Proteção Civil alerta para frio e vento forte

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, da Proteção Civil, emitiu um alerta à população de frio e vento forte para o fim de semana.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para uma "acentuada descida das temperaturas", sobretudo no sábado, havendo mesmo a expetativa de temperaturas abaixo dos 0º no Nordeste Transmontano.
A juntar ao frio, haverá vento forte, com rajadas de 80 a 85 quilómetros por hora nas terras altas, com possibilidade de formação de gelo e ou geada.
Há mesmo a possibilidade de queda de neve nos próximos dias nas cotas de 1200 a 1400 metros, baixando para os 800 a 1000 metros durante a noite.
A Proteção Civil alerta, por isso, para a possibilidade de os condutores se depararem com piso escorregadio nas estradas, e pede especial cuidado para evitar situações de Intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras; incêndios em habitações.
Por isso, como medidas preventivas, a Proteção Civil pede:
Especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex.: braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte;  Que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras; Que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar; Que se tenha em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva; Especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário