Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Geopark Terras de Cavaleiros é UNESCO

Já era parte das Redes Europeia e Global de Geoparques desde de setembro de 2014. As Redes de Geoparques já trabalhavam sob patrocínio da UNESCO. Agora, é oficial: A UNESCO reconhece os Geoparques como área do seu trabalho, através do “Programa Mundial de Geociências e Geoparques da UNESCO – IGGP”.

O alcance desta notícia é tão mais importante quanto toda a natureza da ação da UNESCO nas áreas da proteção e valorização do património e do desenvolvimento dos territórios. O programa das Geociências e dos Geoparques é colocado ao mesmo nível dos conhecidos programas de Património da Humanidade ou Reserva da Biosfera. Ou seja, os territórios Geoparques, tal como o é o concelho de Macedo de Cavaleiros (Geopark Terras de Cavaleiros), passam a ter uma classificação ao mesmo nível de importância dos territórios ou áreas designadas como Património da Humanidade, por exemplo.

A criação do “Programa Mundial de Geociências e Geoparques da UNESCO – IGGP” foi oficializada esta terça-feira na Conferência anual da UNESCO, que decorre em Paris, este ano no âmbito do 70º aniversário da organização. Momento bem assinalado em Lisboa, onde, há mesma hora, decorria a iniciativa do “Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento”, promovida pela Comissão Nacional da UNESCO e da Agência Nacional para a Cultural Científica e Tecnológica - Ciência Viva, com a participação do Geopark Terras de Cavaleiros.

O concelho de Macedo de Cavaleiros é agora, oficialmente, detentor de duas classificações da UNESCO: a da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, tendo em conta a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, e todo o seu território de quase 700 km2 , pelo Geopark Terras de Cavaleiros.

NI-Nélio Pimentel
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário