Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Centro de Saúde de Santa Maria em Bragança com horário alargado até às 22 horas

Entrou ontem em vigor o horário alargado de funcionamento da consulta aberta no centro de Saúde de Santa Maria, na cidade de Bragança.
A unidade de saúde encerra habitualmente às 20h nos dias de semana, no entanto perante um registo de uma maior afluência aos serviços de urgência decorrente de um surto gripal desde o início desta semana, a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) criou um período extraordinário de consulta aberta entre as 19 e as 22 horas, de segunda a sexta, e das 14h às 20h ao sábado e domingo.
O objectivo é evitar congestionamento da urgência hospitalar e demora no atendimento, como explica o director clínico da ULS Nordeste Domingos Fernandes.
“Constatou-se um aumento do afluxo de 30 por cento aos serviços de urgências médico-cirúrgica, mas sem aumento dos tempos de espera. 
Alargámos o período que tínhamos de consulta aberta por forma a que os utentes com menor gravidade possam recorrer a estes serviços deixando mais liberto o serviço de urgência para as situações mais graves”, frisa. Uma equipa constituída por um médico um enfermeiro, um administrativo e um auxiliar vão assegurar o horário alargado. 
Sílvia Costa, directora clínica dos centros de saúde da ULS Nordeste, apela a que nos casos de doença não aguda a primeira opção do doente seja dirigir-se ao centro de saúde. “Neste caso da gripe e do afluxo aumentado na urgência podemos gerir de forma a que a urgência não sofrer. Podemos tratar uma gripe facilmente e podemos se ocorrer uma doença mais grave fazer uma triagem e devolver à urgência”, explica, adiantando que no ano anterior houve vantagens na aplicação de medidas semelhantes em anos anteriores nos dois centros de saúde de Bragança, e de um em Mirandela e outro em Macedo de Cavaleiros. 
Para já o alagamento de horário da consulta aberta só está a funcionar para o Centro Saúde de Santa Maria, que serve cerca de 21 mil utentes, mas o plano é reajustável e outros centros de saúde podem vir a dar a mesma resposta, nomeadamente nas cidades de Macedo de Cavaleiros e Mirandela. 
Outras medidas podem vir a ser aplicadas na ULS Nordeste caso se apresente a necessidade. “Estão também previstas medidas excepcionais no próprio serviço de urgências e a jusante no internamento”, frisa o director clínico. Um surto gripal que provocou o aumento em 30 por cento de afluxo às urgências hospitalares motivou para já o alargamento de horário do centro de saúde de Santa Maria em Bragança até às 10 da noite. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário