Os comerciantes da Rua Alexandre Herculano, em Bragança, estão a ter prejuízos e temem perder clientes. Tudo porque a única caixa de multibanco daquela que é considerada uma das principais artérias da cidade foi retirada, esta semana, o que faz com que quem queira levantar dinheiro para fazer as suas compras tenha que andar centenas de metros para encontrar uma caixa multibanco.
O ATM situava-se nas galerias Tuela e, neste espaço, a maioria dos comerciantes não dispõe de terminal para pagamento com cartão.
É o caso de Maria Amélia Barros, cabeleireira, que dá seguimento a um negócio com mais de 50 anos, herdado da mãe. Considera que a saída da caixa de multibanco só vem agravar os problemas dos comerciantes desta zona. “As pessoas não se aguentam com as despesas e acabam por fechar, vemos lojas e lojas a fechar. Acho que foi muito mau tirarem a caixa de multibanco, com certeza que têm toda a liberdade de o fazer, mas isso vai ter implicações para o comércio.
Com a caixa multibanco, as pessoas vinham para esta zona fazer pagamentos, o que proporcionava mais movimento. Tinha clientes que acabavam de arranjar o cabelo e iam levantar dinheiro para efectuar o pagamento, e, agora, não podem fazê-lo”, lamenta a cabeleireira.
A Caixa de multibanco servia também para outro tipo operações, além de levantar dinheiro, e até para atrair novos clientes. Mas agora, a realidade é outra. “Vai afectar certamente o comércio e no nosso ramo, de forma exponencial. Muitos dos nossos clientes pagavam por transferência bancária e agora é difícil poder fazê-lo”, refere Eduardo Carreira, gerente de uma agência funerária.
Também no restaurante das galerias Tuela, a retirada do multibanco está a provocar constrangimentos. “Muitas vezes, os clientes não tinham dinheiro e, rapidamente, se dirigiam ao multibanco. Agora temos que optar por adquirir um terminal de pagamento por multibanco, para satisfazer os clientes, o que traz constrangimentos e vai ter custos”, acrescentou Cristina Pires, gerente do restaurante.
Depois dos comerciantes desta zona do centro da cidade de Bragança se terem queixado recentemente da falta de movimento e da vaga de assaltos, a retirada da única caixa multibanco da Rua Alexandre Herculano promete ser mais uma machadada no comércio tradicional.
A caixa de multibanco encontrava-se nas instalações de uma antiga agência bancária, o Finibanco, que depois foi adquirido pelo Montepio.
Até ao momento, não foi possível confirmar a identidade do actual proprietário do equipamento agora retirado.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário