Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Alfândega da Fé foi distinguida pelo 3.º ano consecutivo com a Bandeira Verde ECO XXI, consolidando o título de eco município

A Câmara de Alfândega da Fé foi premiada, pela terceira vez consecutiva, com o Galardão ECO XXI. Trata-se de uma distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, que vem reconhecer as boas práticas do Município de Alfândega da Fé no domínio da sustentabilidade económica, ambiental e social dos municípios.
Esta distinção é atribuída com base na avaliação de 21 indicadores relacionados com a educação ambiental, qualidade do ar e água, conservação da natureza, gestão e conservação da floresta, gestão de resíduos e saneamento, ordenamento do território, mobilidade, agricultura e desenvolvimento rural, participação cívica, informação, energia, turismo, entre outros. Alfândega da Fé tem vindo a melhorar o seu desempenho nestes domínios, a comprová-lo a classificação obtida este ano.

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, que é avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas mais de 40 instituições. O resultado da candidatura resume-se num índice global percentual de políticas de sustentabilidade, segundo o referencial ECO XXI. A bandeira verde é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%.

O galardão foi entregue no dia 28 de setembro, em Cascais, distinguindo 53 municípios portugueses. Alfândega da Fé posicionou-se em 7º lugar a nível nacional e em 1º lugar a nível distrital. O município conseguiu uma pontuação de 76%, quando em 2016 tinha alcançado 65% e em 2015 atingiu a pontuação de 57%.

Este galardão é entendido como um incentivo para continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste campo, assumindo-se também como um estímulo para a consolidação de boas práticas relativamente a políticas de sustentabilidade. Para a autarquia a avaliação resultante do programa ECO XXI é também uma importante ferramenta de trabalho, permitindo melhorar e trabalhar diferentes aspetos no campo da sustentabilidade.

Durante a cerimónia de entrega dos prémios, o município de Alfândega da Fé foi ainda convidado a apresentar uma boa prática de sustentabilidade, distinguindo-se pelo bom desempenho do projeto de "Educação Ambiental" do município. Na cerimónia, o Município aderiu também à "Rota da Floresta", assumindo um novo compromisso a desenvolver brevemente com as escolas. 

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário