A Câmara de Alfândega da Fé foi premiada, pela terceira vez consecutiva, com o Galardão ECO XXI. Trata-se de uma distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, que vem reconhecer as boas práticas do Município de Alfândega da Fé no domínio da sustentabilidade económica, ambiental e social dos municípios.
Esta distinção é atribuída com base na avaliação de 21 indicadores relacionados com a educação ambiental, qualidade do ar e água, conservação da natureza, gestão e conservação da floresta, gestão de resíduos e saneamento, ordenamento do território, mobilidade, agricultura e desenvolvimento rural, participação cívica, informação, energia, turismo, entre outros. Alfândega da Fé tem vindo a melhorar o seu desempenho nestes domínios, a comprová-lo a classificação obtida este ano.
Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, que é avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas mais de 40 instituições. O resultado da candidatura resume-se num índice global percentual de políticas de sustentabilidade, segundo o referencial ECO XXI. A bandeira verde é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%.
O galardão foi entregue no dia 28 de setembro, em Cascais, distinguindo 53 municípios portugueses. Alfândega da Fé posicionou-se em 7º lugar a nível nacional e em 1º lugar a nível distrital. O município conseguiu uma pontuação de 76%, quando em 2016 tinha alcançado 65% e em 2015 atingiu a pontuação de 57%.
Este galardão é entendido como um incentivo para continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste campo, assumindo-se também como um estímulo para a consolidação de boas práticas relativamente a políticas de sustentabilidade. Para a autarquia a avaliação resultante do programa ECO XXI é também uma importante ferramenta de trabalho, permitindo melhorar e trabalhar diferentes aspetos no campo da sustentabilidade.
Durante a cerimónia de entrega dos prémios, o município de Alfândega da Fé foi ainda convidado a apresentar uma boa prática de sustentabilidade, distinguindo-se pelo bom desempenho do projeto de "Educação Ambiental" do município. Na cerimónia, o Município aderiu também à "Rota da Floresta", assumindo um novo compromisso a desenvolver brevemente com as escolas.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário