quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Azeitona está mais pequena mas dá bom azeite

Azeitona mais pequena mas o azeite tem qualidade. Conclusões de Luís Rodrigues, presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros que diz que apesar de a apanha ter começado mais cedo este ano devido à seca, a qualidade mantem-se boa.
“As diferenças que se verificam na azeitona devido à seca e falta de humidade são principalmente no que respeita ao calibre que é menor. Mesmo assim, a qualidade está boa, os rendimentos estão bons e uma coisa pode compensar a outra.

A qualidade está garantida. Segundo os dados que temos, a azeitona está quimicamente boa, ainda não mandamos fazer as análises sensoriais mas, por ai, não haverá grande problema.

Agora, claro que o ano seria excepcional se as condições climatéricas tivessem sido favoráveis.”
Esta semana a Cooperativa de Macedo de Cavaleiros atravessa o pico da campanha, ultrapassando as 200 toneladas de azeitona diárias.

Apesar da seca severa deste ano, os agricultores dizem-se surpreendidos com a boa qualidade do azeite e a chuva do último mês, ainda que pouca, ajudou a melhorar o fruto, admitem.

“O aquecimento do clima obrigou a que nós, agricultores, tivéssemos de fazer as colheitas mais cedo.

A azeitona está mais fraca mas, mesmo assim, está melhor do que estávamos à espera.

Tínhamos medo que ela caísse e, à medida que o tempo passa, ela vai ficando mais seca, mesmo em cima da oliveira. Mas, mesmo assim, o azeite tem qualidade.

A chuva do último mês ajudou a desenvolver e melhorou a qualidade do fruto.”

A seca a afetar as habituais características da azeitona mas a não comprometer a qualidade do azeite. O fim da campanha da azeitona da Cooperativa Agrícola está prevista para o início de janeiro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário