Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 9 de setembro de 2018

Governo louva opção por instituições de ensino do interior do país

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acredita que está a haver um reequilíbrio na distribuição dos estudantes e valoriza a confiança das famílias nas instituições do interior do país.
Foto: Mário Cruz/Lusa
Numa leitura dos resultados dos números de acesso ao Ensino Superior, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destaca o crescimento da escolha de instituições no interior do país e da crescente credibilização das mesmas.
Em causa está a "confiança das famílias nas instituições de Ensino Superior para além de Lisboa e do Porto", enalteceu o governante, explicando que há um "aumento considerável de estudantes colocados em primeira opção em instituições que vão de Vila Real, a Bragança, Tomar, Évora e no Algarve".

Trata-se, acredita, de uma "tendência para o reequilíbrio interno da distribuição de estudantes, acompanhada por um reforço da nossa competição interna".

Para além de os estudantes terem optado por instituições longe dos grandes centros urbanos, Manuel Heitor sublinhou também o crescimento de mais de 20% dos estudantes estrangeiros, o que considera "importante para o atual contexto nacional, em termos da evolução demográfica e do posicionamento internacional".

Manuel Heitor reforçou ainda que os números conseguidos em universidades e politécnicos na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior deste ano vêm "consolidar a diferenciação entre ensino politécnico e universitário", nomeadamente com formações curtas em politécnicos onde há um aumento do número de alunos.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário