Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Colóquio em Torre de Moncorvo destacou Francisco António Correia

O professor, historiador, político, economista e diplomata Francisco António Correia foi o tema principal de um colóquio que decorreu na biblioteca municipal de Torre de Moncorvo, nos dias 5 e 6 de outubro.
Francisco José Correia nasceu na Foz do Sabor, freguesia de Cabeça Boa, concelho de Torre de Moncorvo, em 1877 e faleceu em Lisboa, em 1938. A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, e do Professor Adriano Vasco Rodrigues.

No decorrer da tarde foram ainda apresentadas várias comunicações “Francisco António Correia – Esboço Biográfico”, por Adília Fernandes, “Ensino Comercial e desenvolvimento económico - revisitando a obra de Francisco António Correia”, por Justino Pereira de Magalhães, “ Francisco António Correia economista”, por Carlos Bastien, “ Francisco António Correia: Ministro dos Negócios Estrangeiros (1920) e Ministro das Finanças (1921), por António José Queiroz e “ Francisco António Correia e a História Económica de Portugal”, por Jorge Pedreira.

O ciclo de intervenções terminou com a apresentação do livro “Grande Guerra (1914-1918) – Os Combatentes de Torre de Moncorvo” da autoria de Adília Fernandes e Carlos Branco, apresentado pelo Almirante Artur Sarmento. À noite, teve lugar no adro da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo um concerto com o quarteto de violoncelos Portocello, no âmbito do Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro.

No dia 6 de outubro, Aurélio de Oliveira falou sobre “O tratado de Methwen na obra historiográfica de Francisco António Correia”, Teresa Nunes sobre “Portugal, a Europa e a Diplomacia do pós Grande Guerra: as ideias de Francisco António Correia sobre a representação diplomática de Entre Guerras” e Norberto Cunha terminou o colóquio com a comunicação “O projeto europeísta de Francisco António Correia”.

Como complemento estava patente no átrio da Biblioteca Municipal uma exposição sobre a Grande Guerra e uma exposição fotográfica e bibliográfica sobre a vida de Francisco António Correia.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário