Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Um estrondoso sucesso em mais uma edição da Rural Castanea

Com cerca de 60 stands e 120 expositores, Vinhais foi quase demasiado pequena para receber a multidão de visitantes que, durantes os três dias, fez questão de viver de perto um das principais montras de excelência dos produtos endógenos do concelho.
De acordo com o município vinhaense, o balanço da Festa da Castanha é “mais que positivo”, até porque são “treze anos a contar uma história de sucesso, com um crescimento exponencial e muito significativo, de elevada importância para o concelho de Vinhais e para toda a região”.

A cerimónia oficial de abertura da Rural Castanea contou na sexta-feira, dia 19 de outubro, com a presença do Ministro da Educação, que principiou a sua intervenção elogiando “a força desta gente, a pujança da economia e o que aqui acontece, como as instituições locais, as pequenas empresas e todos os que se unem para marcar presença em eventos como este, dizendo a todos: nós podemos”. Ao longo do seu discurso, Tiago Brandão Rodrigues sublinhou, ainda, a importância dos concelhos se afirmarem perante a Europa e o resto do país, mostrando “que Vinhais conta, que a castanha de Vinhais conta e que os produtos endógenos são uma força”.

No final, foram dezenas de milhares de pessoas, oriundas da região, do Norte, de todo o país e, inclusive, da vizinha Espanha, a visitar esta vila transmontana conhecida não só pela castanha, mas também como a capital do fumeiro. Certo é que Vinhais é um dos maiores produtores de castanha com, sensivelmente, 15 mil toneladas por ano.


Com cerca de 60 stands no pavilhão da Castanha e 120 expositores, este foi, sem dúvida, um fim de semana que mexeu com Vinhais, em particular, e Trás-os-Montes, no geral. Segundo o executivo, “estes indicadores não resultam apenas das ações de promoção bem conseguidas, mas sim da afirmação da qualidade, do sucesso organizativo, da excelência dos produtos e de tudo que envolve a Festa da Castanha, tal como a forte divulgação em todos os meios de comunicação”.

“Sem conhecimento, não há desenvolvimento”, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais Luís Fernandes

Nas palavras do edil vinhaense, “a castanha e o fumeiro são os produtos de excelência desta terra, mas aquele que tem mais importância a nível económico é a castanha, o produto consagrado nesta festa”.

Domingo, em exclusivo ao Diário de Trás-os-Montes, Luís Fernandes afiança que o município cumpriu ao ter prometido castanha de qualidade. “É verdade que algumas variedades de castanha estão atrasadas, mas também é verdade que a produção deste ano é melhor do que a do ano passado”, revela o autarca, reiterando que esta “foi mais uma feira de sucesso”, “não só pela quantidade de pessoas que visitaram o certame, mas, também, pelos expositores que me confessaram que venderam bastante bem”.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário