De acordo com o município vinhaense, o balanço da Festa da Castanha é “mais que positivo”, até porque são “treze anos a contar uma história de sucesso, com um crescimento exponencial e muito significativo, de elevada importância para o concelho de Vinhais e para toda a região”.
A cerimónia oficial de abertura da Rural Castanea contou na sexta-feira, dia 19 de outubro, com a presença do Ministro da Educação, que principiou a sua intervenção elogiando “a força desta gente, a pujança da economia e o que aqui acontece, como as instituições locais, as pequenas empresas e todos os que se unem para marcar presença em eventos como este, dizendo a todos: nós podemos”. Ao longo do seu discurso, Tiago Brandão Rodrigues sublinhou, ainda, a importância dos concelhos se afirmarem perante a Europa e o resto do país, mostrando “que Vinhais conta, que a castanha de Vinhais conta e que os produtos endógenos são uma força”.
No final, foram dezenas de milhares de pessoas, oriundas da região, do Norte, de todo o país e, inclusive, da vizinha Espanha, a visitar esta vila transmontana conhecida não só pela castanha, mas também como a capital do fumeiro. Certo é que Vinhais é um dos maiores produtores de castanha com, sensivelmente, 15 mil toneladas por ano.
“Sem conhecimento, não há desenvolvimento”, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais Luís Fernandes
Nas palavras do edil vinhaense, “a castanha e o fumeiro são os produtos de excelência desta terra, mas aquele que tem mais importância a nível económico é a castanha, o produto consagrado nesta festa”.
Domingo, em exclusivo ao Diário de Trás-os-Montes, Luís Fernandes afiança que o município cumpriu ao ter prometido castanha de qualidade. “É verdade que algumas variedades de castanha estão atrasadas, mas também é verdade que a produção deste ano é melhor do que a do ano passado”, revela o autarca, reiterando que esta “foi mais uma feira de sucesso”, “não só pela quantidade de pessoas que visitaram o certame, mas, também, pelos expositores que me confessaram que venderam bastante bem”.
Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com
Sem comentários:
Enviar um comentário