Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Pela primeira vez Carrazeda de Ansiães recebe um curso superior

Abriu ontem, de forma oficial, o ano lectivo para os 23 alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Energias Renováveis e Instalações Eléctricas, que o Instituto Politécnico de Bragança está a ministrar na antiga Escola Profissional de Ansiães.
O presidente da Câmara de Carrazeda, João Gonçalves, espera que a seguir a este possam surgir outros cursos técnicos superiores para ajudar a qualificar a população: “uma comunidade qualificada tem sempre melhores hipóteses de decidir bem e de ter mais sucesso profissionalmente ou pessoalmente, nas suas decisões. É com base nessa qualificação da comunidade, com empresas qualificadas e pessoas mais capazes de competir no mercado e assim gerar mais postos de trabalhos e fixar mais pessoas no território”.

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, salienta a importância deste tipo de cursos para concelhos como Carrazeda, nomeadamente para a valorização do seu sector económico: “nós entendemos que o concelho tem um dinamismo económico muito importante, com grande potencial, em torno de alguns produtos emblemáticos da região, que estão a gerar muito valor acrescentado e riqueza, como é o caso do vinho e da maçã. O sector agrícola é muito tecnológico na região e importa apoiar, mas o conselho tem outras potencialidades como o turismo.” 

A maior parte dos 23 alunos é de Carrazeda de Ansiães. É o caso de Dina Tavares que vê neste curso uma oportunidade para se qualificar: “eu sempre quis fazer este curso que tem muitas saídas profissionais.”

Para além de estudantes de Carrazeda, este curso técnico superior profissional conseguiu captar jovens de concelhos vizinhos. É o caso de Manuel Afonso, de 22 anos, residente em Vila Flor: “concorri a este curso porque fiz o ensino profissional em Murça. Depois comecei a trabalhar e parei durantes 2 anos e vi aqui uma oportunidade para me qualificar”.

Daniel Fontinha é de Alijó e também se inscreveu no Curso Técnico Superior Profissional de Energias Renováveis e Instalações Eléctricas de Carrazeda de Ansiães: “trabalho no ramo da construção civil e este curso acaba por completar a minha formação”.

São 23 os alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Energias Renováveis e Instalações Eléctricas, que o Instituto Politécnico de Bragança está a ministrar na antiga Escola Profissional de Ansiães.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário