Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Conselhos Raianos debatem o futuro da escola nestes territórios

Já no próximo sábado, Zamora recebe os Conselhos Raianos com o tema “A escola e o futuro dos territórios Raianos”.
O vice-presidente da Plataforma RIONOR, António Tiza destaca que o objectivo é debater o futuro da escola, na fixação de jovens, num evento que vai contar com a participação de um conjunto alargado de peritos em educação e desenvolvimento rural. “A questão da escola do futuro tem como finalidade debater o papel que a escola tem, na perspectiva dos diferentes oradores, na fixação os nossos jovens no território raiano, de um lado e do outro”, destacou.

Francisco Alves, presidente da Plataforma RIONOR quer mobilizar a população para este debate, depois das várias reivindicações que a plataforma tem vindo a apresentar, com destaque para a consciência política. “Conseguimos uma série de feitos, só não conseguimos ou estamos a ter dificuldades em mobilizar os cidadãos, isto não é só para professores que se interessam, é para pais e para todos os cidadãos. Pedimos a todos que nos ajudem a mobilizar pessoas, nós já conseguimos o mais difícil, mas parece que as pessoas não estão interessadas”, referiu.

O presidente da RIONOR vai mais longe e critica a indiferença total de zonas despovoadas.

As jornadas vão ser realizadas em colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança e o Centro de Ciência Viva de Bragança, e desde o ano passado que os Conselhos raianos constituem laboratórios de participação pública, num desafio lançado pelo Ministro da Ciência e do Ensino Superior. Em Portugal, o espaço de debate vai ser promovido na Escola Profissional Agrícola de Carvalhais, em Mirandela, no dia 24 de Novembro. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário