Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

O Jogo do Ganso no Centro de Ciência Viva de Bragança

O jogo integra-se no projeto ‘Red de paisajes rurales en la frontera del duero: un mapa estratégico de la Meseta Ibérica’, e tem como objetivo geral promover a ecoeficiência dos recursos paisagísticos culturais e patrimoniais, bem como a proteção dos agroecossistemas no contexto da fronteira do rio Douro (Espaço da Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica).
São objetivos específicos do projeto:

- documentar as paisagens da Meseta Ibérica como experiência espacial de coexistência em harmonia do homem e da natureza;

- identificar potencialidades e riscos das dinâmicas e tendências destas paisagens, no que respeita à condição estratégica para a cooperação em rede e do desenvolvimento sustentável deste território;

- promover a transferência local das estratégias de gestão das paisagens e a sua disseminação aos níveis regional e internacional.

A exposição encontra-se no Centro de Ciência Viva de Bragança no período de 15 de outubro a 15 de novembro de 2018. Na exposição está disponível o Jogo do Ganso nas versões em tabuleiro, para disponibilizar ao público, e em tela gigante para ser jogado no local.

Este jogo, tradicional, apresenta um contexto alusivo à paisagem da Meseta Ibérica, oferecendo uma cartografia simbólica para descobrir em cada partida o imaginário coletivo do território rural.

O objetivo prende-se com revelar a sensibilidade intimista que desperta estados de espírito e que aproxima os jogadores da magia da paisagem na qual se vêm quando a observam, porque ela não fala sobre si mesma, ela fala sobre quem olha para ela.

E assim, através dessa educação orientada para a perceção e o olhar, estimular a reconstrução do conhecimento e da experiência reflexiva sobre a transformação e perda da cultura rural.

As diferentes casas do tabuleiro do jogo do Ganso revelam a fauna, flora, tradições e costumes, paisagem natural, paisagem cultural e património do território da Meseta Ibérica.

Instituições participantes: Universidade de Valladolid; Instituto Politécnico de Bragança; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Fundación patrimonio natural de Castilla y León.

Rui Jorge Coelho
Foto: António Pereira
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário