Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

CIDADÃOS QUE NOS HONRAM

Um jornal com publicação contínua durante 25 anos constitui motivo de satisfação, mas publicá-lo é somente o cumprimento de um compromisso com os assinantes, os leitores e os cidadãos do distrito, num país com quase nove séculos e num mundo, que continua a fascinar-nos mas também a deixar-nos tolhidos de espanto e perplexidade.

A publicação é, principalmente, uma forma de participação cívica, um espaço de reflexão partilhada, uma forma de fornecer informação útil e necessária sobre decisões e projectos para concitar solidariedades e dedicação às causas de todos e de cada um.

Entendeu-se que a celebração do aniversário do jornal poderia servir para propor ao público a consideração do mérito de personalidades e entidades que, enraizadas nesta terra, têm contribuído para o desenvolvimento regional nas suas actividades políticas e profissionais, mas também prestigiam a região no país e no mundo.

Naturalmente é o momento para homenagear o fundador, jornalista de muitas lutas pela dignidade do Nordeste Transmontano, pensador profícuo da condição humana e notável criador de textos que são exemplo do convívio sem preconceitos entre o jornalismo e a literatura.

Outra distinção especialmente gratificante é a atribuída à figura notável do transmontano, político e cientista que é Adriano Moreira, referência de verticalidade, coragem e cidadania para os transmontanos, os portugueses e para todas as pessoas de bem deste nosso mundo.

Doze foram as outras personalidades eleitas: Jorge Nunes, pelo seu percurso de cidadão dedicado à causa pública e ao trabalho em prol do desenvolvimento do distrito; Sobrinho Teixeira, que conduziu os destinos do IPB de forma notável, consolidando o prestígio internacional da instituição e o reconhecimento do seu papel na investigação científica; a pintora Graça Morais, original criadora, que manteve ligação sólida com as origens, sempre presentes numa pintura que continua a surpreender; Costa Andrade, presidente do Tribunal Constitucional, prestigiado professor de Direito, exemplo vivo do que se pode esperar dos bragançanos, apesar do isolamento e do abandono secular; José Rentes de Carvalho, escritor que tem semeado por cá, pela Europa e pelo mundo, o génio literário; o grupo Galandum Galundaina, que tem levado a música da região a todos os continentes; Eurico Carrapatoso, compositor erudito; Celmira Macedo, empreendedora social, expressão da solidariedade para um mundo mais igualitário; Marco Ferreira, que atingiu patamares inéditos no futebol de alto nível; os vinhos “Valle Pradinhos” que têm contribuído para o reconhecimento das potencialidades da região; o restaurante “Solar Bragançano”, referência nacional e mundial da gastronomia regional e a tanoaria “J. M. Gonçalves”, exemplo de coragem, mas principalmente da qualidade que é possível atingir num território que sofre os efeitos da omissão dos poderes distraídos.

Esperemos que as distinções sejam entendidas como estímulos para que outros acreditem que o futuro da nossa terra continua a ser possível.



Teófilo Vaz
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário