Dar uso a um dos mais marcantes objectos históricos da concatedral de Miranda do Douro foi, desta vez, o pretexto do regresso da ConcentusPerTempora-Ensemble à cidade transmontana.
O órgão desta concatedral, que data de 1696, foi o centro do concerto desta formação que tem vindo a realizar inúmeros espectáculos em monumentos e museus nacionais.
Jacinto Neves é o director artístico da formação, que desde 2015, tem estado várias vezes em Miranda do Douro e no sábado, a concatedral serviu de palco às "Fábulas Transmontanas" para se criar uma ligação à terra. "Neste concerto tem de haver um motivo condutor. Tinha de haver alguma ligação à terra, já não é só o órgão físico, mas, também, é descrita uma fábula em mirandês".
O barroco marcou o reportório escolhido para esta noite de música e Eunice Aguiar deu voz às obras cantadas. Para a cantora, cantar acompanhada por este instrumento histórico permite criar reproduções mais fiéis à época. "Há poucos órgãos históricos em utilização e neste momento a música antiga começa a ter um certo lançamento a nível mundial. Cada vez mais há ensembles de música antiga e cada vez mais se procura tocar como na altura e este tipo de instrumentos permite-nos isso porque foram construídos na altura e permite-nos tocar de forma mais fiel".
Para tocar este objecto histórico convidou-se Salvatore Pronesti. O organista italiano foi o primeiro a contactar com o órgão do século XVII depois do seu restauro. "Para mim é uma grande satisfação cantar e tocar com amigos e com este órgão precioso e histórico. Faz reviver, este instrumento é muito importante para mim".
Segundo o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, à semelhança deste, outros concertos têm dado, uma vez por mês, um valor diferente aos sábados. "A ideia é termos um concerto por mês de música clássica valorizando o espaço, os músicos, a música e dando um valor diferente aos sábados".
A ConcentusPerTempora-Ensemble, surge como resultado da procura em difundir com variados períodos e estéticas musicais às mais abrangentes massas culturais.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário