Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 2 de dezembro de 2018

Feira das Artes, Sabores e Ofícios, em Vimioso de 14 a 16 de dezembro

A Feira das Artes, Sabores e Ofícios, que se realiza em Vimioso de 14 a 16 de dezembro, promete uma nova componente ligada à gastronomia local, com a realização pela primeira vez da Festa da Posta Mirandesa.

"Como esta feira tem uma forte componente gastronómica, não podíamos deixar de incluir um produto de excelência como é a carne mirandesa, que é embalada e colocada no mercado, a partir de uma unidade industrial instalada em Vimioso", explicou à agência Lusa o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.

Para o autarca, além dos enchidos e da doçaria tradicional, a posta é um dos "ex-líbris" da gastronomia do Nordeste Transmontano, que é conhecida dentro e fora do país.

" A ideia passa por dar a oportunidade às pessoas de degustarem uma posta à mirandesa no local onde é transformada", vincou.

No interior do recinto da Feira das Artes, Sabores e Ofícios será instalado um restaurante que apenas servirá posta à mirandesa.

Este certame, que vai já na sua 19.ª edição, junta cerca de sete dezenas de expositores, numa iniciativa que a autarquia local descreve como um "pilar" da economia local.

"Em concelhos como o de Vimioso é importante dar a conhecer todo o seu potencial agropecuário e gastronómico, apostando sempre na qualidade na excelência do que a terra produz", acrescentou Jorge Fidalgo.

É um contributo para o fomento da economia local, numa altura em que, segundo a organização, "muitos vimiosenses que estão ausentes regressam à sua terra de origem, o que leva a que a hotelaria da vila esgote havendo mesmo recursos a unidades de fora do concelho".

Beneficiando do facto de Vimioso ser um concelho fronteiriço, o certame atrai igualmente muitos espanhóis.

"Continuamos a valorizar o nosso artesanato [cestaria, artefactos em cobre, tapeçaria e alforges], tudo feito à mão, o que mostra a nossa arte secular", referiu ainda o autarca.

Para além da componente comercial, o certame conta com animação musical e tem um programa de atividades paralelo, que inclui uma montaria ao javali e um passeio todo-o-terreno, agendados para o dia 15.

O dia 16 fica reservado para um passeio BTT "Pelos Vales de Vimioso" e para o VI Festival de Folclore da Castanha.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário