Depois da formação em sistemas de normalização contabilística para a administrações públicas, esta nova pós-graduação é já a segunda da escola e conta com 24 alunos inscritos, ou seja, a totalidade das vagas foi preenchida.
“Este tipo de pós-graduações eram oferecidas, quase exclusivamente, ao Porto, Coimbra, Lisboa, Braga, o que dificultava muito a frequência por parte das pessoas que tenham uma vida activa, neste caso específico da gestão das unidades de saúde, os enfermeiros, médicos e técnicos hospitalares. Desta forma, permitimos que tenham algum ganho de tempo garantindo a qualidade da formação”, sublinhou Nuno Ribeiro, director da escola.
Presente no seminário de abertura da pós-graduação esteve o secretário de Estado da Saúde. António Sales aplaude a criação deste tipo de formações em territórios do interior.
“Nos territórios de baixa densidade precisamos de bons gestores hospitalares e bons quadros intermédios. Só conseguimos ter uma gestão responsável e com autonomia, se de facto tivermos formação e este é um bom exemplo”, salientou.
António Sales falou ainda das assimetrias no que toca à distribuição de médicos pelo país. O secretário de Estado garante que este problema não é apenas visível no interior.
“Os recursos humanos na saúde é um grande desafio de futuro. Também aqui, nos territórios de baixa densidade, o anterior governo e este governo irá continuar com a implementação de este tipo de estratégia, de vagas carenciadas para médicos, porque é uma forma de intensificar a fixação de jovens médicos nestes locais”, acrescentou.
Benjamim Rodrigues, presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros, cidade que acolhe a Escola de Negócios, acredita que tanto esta quanto a primeira formação representam temas essenciais para a região.
“Temos que valorizar o nosso território dando mais especificação às competências das pessoas que estão aqui”, referiu o autarca.
A Escola de Negócios do Instituto Politécnico de Bragança vai ter, para breve, mais duas pós-graduações: uma em Inovação Empresarial e outra em Gestão de Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário