Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Alfândega da Fé pode vir a ter um centro de actividades ocupacionais para pessoas com deficiência

A Associação Leque, de Alfândega da Fé, vai submeter uma candidatura ao Programa 2020 para a realização de um centro de actividades ocupacionais para pessoas com deficiência.
A empreitada consistirá na reabilitação do edifício da instituição e a construção de mais dois pisos.

“A nível da deficiência é uma obra de cariz prioritário. Cada vez mais, pela questão da demência, não só a deficiência cognitiva e motora, mas a demência também é uma questão da deficiência e estamos cada vez mais a ser atingidos. Obras da deferência são muito importantes para nós e devemos apostar neste tipo de investimento”, salientou a presidente da associação, Carla Fernandes.

Carla Fernandes explicou ainda que algumas das valências do CAO são consultas de psicomotricidade e terapias.

“Com o CAO vamos ter actividades de cariz social, um ginásio, a psicomotricidade, as psicoterapias da fala, descanso para os cuidadores informais, refeitório, casas de banho próprias e elevadores. Vai proporcionar mais qualidade de vida”, mencionou.

O projecto já está feito e está avaliado em 400 mil euros. Até agora já foi dado o parecer positivo do Conselho Local e Acção social de Alfândega da Fé e do director da Segurança Social, ainda assim falta recolher outros pareceres para que a candidatura seja submetida.

“O arquitecto já tem o projecto finalizado e agora falta o parecer contra os incêndios e depois do delegado de saúde. Se tudo correr bem, este ano começam as obras. Eles em dois meses ou três darão a resposta e as obras começarão no final do ano”, acrescentou.

Eduardo Tavares, autarca de Alfândega, salientou que este é um projecto que tem tido o apoio burocrático da câmara, quer “no trabalho necessário para o projecto”, na “arquitectura”, no “acompanhamento do processo” e “nos procedimentos do concurso”.

Ao programa 2020, inicialmente foi candidatado um projecto para a construção de um lar residencial para pessoas com necessidades especiais, mas a verba atribuída não era suficiente para concretizar o plano. Por isso, foi preciso refazer a candidatura e daí surgiu o projecto do centro de actividades ocupacionais. Ainda assim, a presidente da instituição salientou que não vão desistir do plano inicial, a construção de um lar.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário