Beatriz Nogueira é estudante de medicina e explica mais do que está a acontecer:
“São rastreios direcionados à população e qualquer pessoa pode recorrer.
Tratamos de assuntos como hipertensão, obesidade, diabetes, fazendo um rastreio destas patologias e explicando às pessoas qual a sua importância.
São rastreios 100% gratuitos, basta deslocarem-se ao Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, estamos lá à espera.”
Rastreios que este fim de semana estão a acontecer em várias terras do interior, promovidos pela Med On Tour e através das associações de estudantes das várias faculdades.
Beatriz Nogueira refere quais os valores que preocupam mais e que são identificados com estes rastreios:
“Preocupam-nos mais os valores alterados da tensão arterial, da glicemia, que está ligada à diabetes, detetar também casos de obesidade e depois outros fatores de risco como o próprio tabagismo, os hábitos alcoólicos, tentando perceber qual é o contexto de cada pessoa e vendo em quais dos fatores poderemos intervir. Aconselhamos também quais as medidas que cada pessoa pode tomar para que, no futuro, possa ter uma vida mais saudável.”
E embora os riscos sejam maiores na terceira idade, todas as faixas etárias se devem preocupar:
“É a faixa etária mais de risco, sem dúvida, e a própria idade leva-nos a isso, mas se pudermos diagnosticar ou ver valores que nos alarmem antes do desenvolvimento das patologias, ainda melhor, por isso, mesmo a população mais jovem é bem-vinda.
O que nos apercebemos é que a faixa etária mais idosa, a terceira idade, por norma já recorre a nós com alguma patologia, muitos deles já estão há vários anos com a doença e, ainda assim, é sempre bom ver os valores e aconselharem-se bem, tentado fazer essas tais medidas para terem uma reforma mais feliz.”
Este sábado, os rastreios acontecem das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h.
Amanhã, domingo, estarão a acontecer entre as 9h30 e as 12h30.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário