Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Bragança pede controlo sanitário e exército nas fronteiras

A Comissão Distrital da Proteção Civil de Bragança quer que se faça o controlo sanitário nas fronteiras e que o exército ajude a reforçar a fiscalização, entre várias medidas decididas hoje numa reunião.
© iStock
As diversas entidades que fazem parte da comissão reuniram-se para analisar o evoluir da pandemia de Covid-19 e manifestaram como principais preocupações a falta de controlo sanitário nas fronteiras e relativamente aos que se deslocam, tanto do estrangeiro como de outras zonas de Portugal, para as aldeias da região.

Desde o fecho das fronteiras, na segunda-feira, que o distrito de Bragança tem apenas um ponto de passagem na fronteira de Quintanilha, em Bragança, onde estão as forças de segurança, mas não é feito qualquer teste de saúde a quem entra no país.

"Estamos a receber gente de todo o lado, era importante que houvesse controlo e despistagem dos que podem trazer o vírus", disse à Lusa o presidente da Comissão, Francisco Guimarães.

O distrito de Bragança tem vários outros pontos de fronteira fechados, mas a Proteção Civil tem conhecimento de casos que contornam as barreiras físicas colocadas nestes locais.

Para evitar estas situações, a Comissão pede ao Governo "vigilância permanente 24 horas nas fronteiras que se encontram fechadas".

O presidente da Comissão confirmou à Lusa que têm entrado muitos emigrantes por estes dias, que regressam ao país, porque as empresas estão a fechar, nomeadamente em França.

As matrículas estrangeiras em maior número são, no entanto, da Bélgica, de emigrantes que não são desta região, mas que entram em Portugal por Quintanilha para chegarem a outras zonas do país.

Francisco Guimarães reforçou hoje um apelo a todos que estão a regressar ao Nordeste Transmontano, seja de outros países ou de outras zonas, nomeadamente do litoral português, para que pensem na população envelhecida desta região, mais vulnerável ao novo coronavírus.

O presidente da Comissão, e também autarca de Mogadouro, sublinhou que as entidades não estar "a pedir [às pessoas] que não venham, mas que fiquem em casa, que se mantenham em quarentena, que pensem que têm de proteger" aqueles que já estão na região.

"Esta é a parte pior que temos neste momento. Nas aldeias, a população é idosa, já somos tão poucos que, se não houver cuidado por parte dos que estão a regressar, isto é para dizimar tudo", alertou.

A reunião de hoje da Comissão juntou os 12 Presidentes das câmaras do distrito, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), o Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF) a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Segurança Social.

Na reunião foi ainda decidido "solicitar aos órgãos de Comunicação Social e rádios locais a divulgação do spot 'Fique em casa', segundo informação divulgada em comunicado.

A comissão revela ainda que, para acompanhar a evolução da doença, foi constituída uma subcomissão distrital em monitorização diária permanente, com sede nas instalações do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança.

Esta subcomissão é composta pela DGS, GNR, PSP, SEF, Segurança Social Distrital e CDOS de Bragança.

A Comissão Distrital de Proteção Civil apela mais uma vez a todos para se protegerem, ficando em casa e cumprindo as recomendações do Governo e da DGS.

No distrito de Bragança há sete casos confirmados de Covid-19.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira.

O número de mortos no país subiu para quatro.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje até às 23:59 de 02 de abril, segundo o decreto publicado quarta-feira em Diário da República, que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que tenham justificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário