Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de março de 2020

Careto Air Show dependente de mais financiamento para se realizar este ano

O Careto Air Show, promovido pelo Aero Clube de Bragança, está em risco de não se realizar.
A informação foi avançada pelo presidente do aeroclube, à margem da apresentação pública da nova aeronave personalizada com pinturas da transmontana Graça Morais. Nuno Fernandes explicou que o evento custa 70 mil euros e que era necessário que a câmara de Bragança ajudasse com metade do valor, mas apenas comparticipa com 13 mil e 500 euros. Graça Morais, na apresentação da aeronave, sensibilizou-se com a questão e garantiu que iria doar um quadro da sua autoria, com um valor de mercado de 20 mil euros.

“Disseram-me que era tão importante que não pode ser cancelado. E se a câmara não pode pagar na totalidade, infelizmente a nossa região não tem tantos empresários que possam apoiar, eu como artista senti-me na obrigação de dar alguma coisa a este aeroclube”, disse.

Nuno Fernandes, presidente do Aero Clube de Bragança, acredita que, se a obra se conseguir vender e se se angariarem os 35 mil euros que são necessários, o evento pode realizar-se mas “é pouco provável”.

“O município quer-nos ajudar com 13,5 mil euros, nós achamos que é muito pouco e queríamos apenas que nos pagasse metade do festival, porque quem ganha com este festival no fundo é também no município, porque o dinheiro fica cá todo”, afirmou.

Quanto à questão, Paulo Xavier, vice-presidente da câmara de Bragança, não deu garantias e frisou que o município ajuda com o valor que pode.

“O município apoia 365 dias o aeroclube com o bar, com a facilitação do combustível. Tudo isto são apoios. E não é por acaso que o aeroclube consegue ter capacidade financeira para comprar uma aeronave passado um ano. É exactamente porque tem um grande apoio”, acrescentou Paulo Xavier.

Quanto à nova aeronave, nela figuram “Maria”, que retrata a mulher transmontana, e um “anjo”, pertence à serie “Sines”, dois elementos figurativos que sobressaem nas obras de Graça Morais. A pintora mostrou-se lisonjeada por ver que a sua arte pode agora rasgar os céus.

“É uma experiência única e muito compensadora”, salientou a artista.

A nova aereonave do clube foi comprada há cerca de meio ano. Nuno Fernandes explica que a ideia de a personalizar já não é nova e pretendia-se tê-lo feito com o aparelho que sofreu um acidente, há um ano.

A aeronave, em que agora figuram parte de duas obras de Graça Morais, foi apresentada, no sábado, no aeródromo de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário