Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de março de 2020

Peregrinos com trilho certificado para a Senhora da Assunção

Os peregrinos que sobem a pé à Senhora da Assunção, em Vila Flor, têm a partir de agora um trilho certificado e homologado para alcançar um dos principais santuários marianos de Trás-os-Montes, informou hoje o município.

O caminho faz parte de três novos percursos que o município de Vila Flor, no distrito de Bragança, acaba de disponibilizar com um investimento de 325 mil euros, financiado pelo programa Valorizar, para dar a conhecer o território, no âmbito do projeto “Tua Natureza”.

Ao todo são três novas pequenas rotas, uma das quais leva a um dos locais mais emblemáticos do concelho, o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ao qual acorrem milhares de peregrinos, sobretudo em Agosto.

Alguns fazem o caminho a pé e para eles e para visitantes durante todo o ano foi criado o “Trilho dos Peregrinos”, que começa na aldeia do Vieiro, a terra natal da pintora Graça Morais, e segue por um caminho rural até ao Santuário.

“É um trilho focado na questão da peregrinação. Há muita gente das redondezas que costuma efetuar essa peregrinação e esta pequena rota vai permitir às pessoas fazê-lo sem andar em estrada asfaltada e em segurança”, explicou Domingos Pires, da empresa Naturthoughts Turismo de Natureza.

A empresa é parceira do município e a responsável pelos percursos que incluem mais uma rota na serra de Faro e uma terceira a partir de Vilarinho das Azenhas onde ficará um centro interpretativo com informação aos caminheiros e turistas.

Estes percursos servem também mostrar o património local como o rio Tua, a antiga linha do Tua, e as aldeias.

“Passam todas por aldeias onde há património, são projetos trabalhados com as populações locais para que elas sintam que este projetos também são delas e que aquilo que é a sua identidade é vertida nos projetos”, explicou Domingos Pires.

As três novas pequenas rotas somam cerca de 30 quilómetros e ligam-se a outras já existentes, nomeadamente no Parque Natural regional do Vale do Tua, permitindo caminhar por cerca de 70 quilómetros e por concelhos vizinhos.

Provar a gastronomia, património, miradouros, santuários e um centro interpretativo numa antiga escola primária com a informação dos percursos e do território.

“O importante é nós conseguirmos captar pessoas, dar-lhe toda a informação do concelho, mas também de outros concelhos porque nós não podemos estar isolados, temos de estar em conjunto e em grupo”, destacou o presidente da Câmara, Fernando Barros.

Como disse, os percursos já estão operacionais e o centro interpretativo “está a acabar de ser instalado”.

Com este projeto, salientou, o município quer dar a conhecer pontos de interesse, desde miradouros a património, as aldeias como Vilas Boas, Vieiro, Ribeirinha ou Vilarinho das Azenhas, dar a provar a gastronomia e garantir que é dada toda a informação do concelho a quem o visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário