Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 21 de março de 2020

Falantes de mirandês apelam em vídeo para pessoas ficarem por causa do coronavírus

A comunidade de falantes de língua mirandesa juntou-se num vídeo de cerca de três minutos apelando à população residente e na diáspora para ficarem em casa, durante a pandemia provocada pela Covid-19.

A mensagem conta com mais de duas dezenas de intervenientes de várias idades e profissões e começou hoje a ser difundida, ao início da tarde, na rede social Facebook e no YouTube, estando a chegar a vários pontos de Portugal e do mundo.

A cada interveniente foram dados 10 segundos para deixar a mensagem, apelando às pessoas não saírem de casa. A ideia começou com um desafio de amigos que foi desde lago abraçada pelo estudioso e escritor em língua mirandesa Carlos Ferreira.

"O mirandês é uma língua ligada aos afetos e ainda mais às pessoas que estão na diáspora, o desafio foi aceite. Foi constituído um grupo numa rede social de forma passar a mensagem e assim aceitar o desafio. A resposta foi imediata", explicou Carlos Ferreira.

Assim, com recurso às novas tecnologias, cada um dos intervenientes gravou mensagens em mirandês como: " Sou Carlos i stou an casa an Miranda de l Douro: fazei cumo you, quedai tamien an casa." Mensagem que se pode ler em português como: " Sou o Carlos e estou em casa, em Miranda do Douro: Fazei como eu, ficai também em casa".

As imagens foram compiladas num pequeno filme "didático" com uma mensagem direta, perante a situação de pandemia vivida no país e no mundo provocada pelo coronavírus.

"A ideia surge para ajudar a passar esta pandemia e sobretudo pensando, sempre, na língua e cultura mirandesa, como uma forma de chegar aos afetos das pessoas que estão isoladas, fora da sua terra, o que já por si, é complicado", indicou o mentor do iniciativa.

O vídeo, para além dos apelos, conta como uma música inédita em mirandês da autoria de Paulo Meirinhos, falante e músico da banda folk mirandesa Galandum Galundaina.

"O músico [Paulo Meirinhos] enviou-nos um original em mirandês que é a entrada sonora do filme, e dai para a frente foi uma questão de edição de imagens, onde nem tudo foi aproveitado por uma questão técnica", explicou Carlos Ferreira.


O vídeo posto a circular na rede social Facebook conta já com algumas centenas de visualizações e comentários vindos de países como Angola, Brasil, Espanha, França e de todo o país.
Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário