Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de março de 2020

I Open de Xadrez Terras de Trás-os-Montes chega ao fim com balanço positivo

Chegou ontem ao fim o I Open de Xadrez Terras de Trás-os-Montes que decorreu de quinta-feira a domingo em Macedo de Cavaleiros.

O torneio contou com a presença do 78 do ranking mundial, Karen Grigoryan, que, sem surpresas, conseguiu o primeiro lugar.

O internacional arménio fala em alguns jogos difíceis e em jogadores de alta qualidade:

“Fiz alguns jogos difíceis mas estou contente por ter sido o vencedor.

Os jogadores eram fortes, alguns deles já conheço há alguns anos e outros não conhecia.

Depois de alguns jogos difíceis venci mas, de qualquer forma, eles jogaram muito bem.”

Quanto à cidade, que ainda não conhecia, o mestre deixa ficar elogios:

“Sobre esta cidade posso dizer que as pessoas são muito simpáticas, está tudo muito bem organizado, gosto de tudo.

É uma cidade pequena mas é tudo maravilhoso.”

Um evento que terminou com balanço positivo e é um passo para afirmar a modalidade na região, como refere Miguel Moreira, Presidente da Associação de Xadrez de Bragança:

“O balanço é bastante positivo. Nesta edição pioneira correu muito bem, já não havia um torneio deste género há oito anos aqui em Trás-os-Montes e o nosso objetivo é também entrar pelo desporto escolar.” 

Para os jogadores de xadrez do GDM foi uma experiência importante, considera Ricardo Batista, presidente da secção de xadrez:

 “Uma das vantagens deste torneio é poder jogar com bons jogadores. O nosso intuito é dar essa possibilidade, de poder jogar com jogadores diferentes e melhores. Conseguimos o melhor em sub-18 e sub-20, porque no ponto em que estamos, que é o de formação, este torneio era difícil para os nossos atletas pois exige muita maturidade.”
A iniciativa teve o apoio das autarquias de Macedo de Cavaleiros, Bragança e Mirandela.

A participar estiveram cerca de 50 atletas de sete nacionalidades, que ficaram a conhecer Macedo de Cavaleiros, o que para o autarca, Benjamim Rodrigues, é uma boa promoção para o território:

“Quando nos abordaram para apoiar este tipo de evento, estivemos disponíveis desde a primeira hora.

Claro que todo o tipo de organização que envolva jovens e este tipo de práticas que obriga o cérebro a trabalhar, para nós é muito importante.
Tivemos praticantes de três continentes, foi muito bom e, acima de tudo, para o nosso território são cinquenta pessoas que estão por aqui a conhecer e ficaram muito satisfeitas com o que tivemos para oferecer.
A nossa cortesia e forma de receber marcou-os e estavam já a dizer que, no próximo ano, voltarão, embora o evento vá decorrer em Bragança. 
É uma boa promoção do território.”
Em 2021, será Bragança a receber o II Open de Xadrez de Trás-os-Montes e em 2022 é a vez de Mirandela.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário