Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 22 de março de 2020

Planalto Mirandês corta ligações com Espanha em caminhos e estradões

O município de Miranda do Douro, em colaboração com a GNR, esteve este sábado a proceder ao corte dos acessos aos caminhos rurais que ligam esta zona do planalto mirandês ao território espanhol de Aliste e Sayago.
A medida surge após queixas das populações raianas às autoridades: devido ao encerramento dos pontos de fronteira instalados neste território do nordeste transmontano, os vizinhos espanhóis continuavam a deslocar-se para esta região, através destes caminhos rurais que estão em território transfronteiriço.

"Estamos a cortar caminhos e estradões [com recurso a uma retroescavadora], que ligam Portugal e Espanha através da chamada raia seca. Havia pessoas a atravessar de Espanha para Portugal, com recurso a veículos todo o terreno, numa altura crítica", disse à agência Lusa um representante do município de Miranda do Douro, Aquilino Gingo, que se encontrava no local.

Fonte da GNR também confirmou que foram registadas queixas da população em relação a estas práticas.

Esta iniciativa levou ao corte de acessos transfronteiriços em localidades raianas como Paradela, Constantim, Ifanes, Cicouro e São Martinho de Angueira, no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança.

O primeiro ponto a ser cortado foi perto da aldeia de Paradela, que faz fronteira com a população espanhola do Castro.

"Vamos proceder ao corte de todos os estradões. Há pontos que já foram identificados pela GNR como locais de passagem", assegurou o responsável municipal.

Por seu lado, o representante da Junta de Freguesia de Paradela da Raia, Miguel Martins, indicou que a situação está ser colmatada, para evitar "males maiores".

"Esta é uma medida de precaução devido à pandemia provocada pelo coronavírus", concretizou.

A aldeia de Paradela é um ponto de encontro habitual de portugueses e espanhóis, que por estes dias vive momentos de privação de vizinhança, devido ao perigo de propagação da covid-19.

"São medidas tomadas tendo em vista a segurança de todos", enfatizou.

Naquela aldeia, o café e mercaria também se encontram fechados, e o movimento de pessoas, a meio da manhã, era praticamente nulo.

O município tomou medidas idênticas, com colocação de obstáculos neste tipo de passagem.

"Havia pessoas que contornavam as barreiras de segurança na fronteira da Três Marras e passavam para o lado cá", indicou o autarca Jorge Fidalgo.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário