Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

MIRANDELA TEM 3 NOMEADOS PARA AS 7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR

Alheira de Mirandela e o restaurante “Maria Rita” do Romeu já foram distinguidos nestes concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional.
A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular é a nona edição realizada desde 2007 deste tipo de concursos e o distrito brigantino tem boas recordações com a alheira de Mirandela eleita como uma das sete maravilhas da gastronomia, em 2011, a praia fluvial do Azibo uma das maravilhas das praias de Portugal, em 2012, Rio de Onor escolhida como uma das maravilhas aldeias de Portugal, em 2017, o restaurante Maria Rita do Romeu, uma das sete maravilhas à mesa, em 2018 e a amêndoa coberta de Torre de Moncorvo e o mel biológico do parque natural de Montesinho que o ano passado integraram o painel final das sete maravilhas doces de Portugal.
Para as 7 Maravilhas da Cultura Popular estão nomeadas 471, 27 das quais são do distrito de Bragança, distribuídas por 10 concelhos, sendo que apenas Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo não têm qualquer candidatura nomeada.
Miranda do Douro é o concelho com mais nomeações, tem sete. Bragança e Vinhais têm quatro candidaturas nomeadas, cada. Mirandela e Freixo de Espada à Cinta têm três. Vimioso tem duas e Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Mogadouro têm uma candidatura nomeada.
O concurso tem sete categorias da cultura popular: Artesanato; lendas e mitos; festas e feiras; procissões e romarias; músicas e danças; rituais e costumes; e artefactos.
No artesanato, estão nomeadas cinco do distrito: os escrinhos de Vimioso, as cantarinhas de Pinela (Bragança), a arte da seda de Freixo de Espada à Cinta, a tanoaria de Palaçoulo (Miranda do Douro) e a tapeçaria de Lamas de Orelhão (Mirandela).
Na categoria de lendas e mitos também há cinco candidaturas do distrito: a lenda se São Facundo de Vinhais, a lenda de Freixo de Espada à Cinta, a lenda da caramonica de Palaçoulo (Miranda), a lenda do Rei de Orelhão (Mirandela) e a lenda das sete irmãs de Bragança.
Na categoria de procissões e romarias, o distrito tem nomeadas quatro: a romaria de Santo Antão da Barca (Alfândega da Fé), os sete passos de Freixo, a romaria de Nossa Senhora do Naso, em Miranda, e a romaria de Nossa Senhora da Assunção, no concelho de Vila Flor.
Também na categoria de rituais e costumes, o distrito tem quatro nomeações: festas do Charolo de Outeiro (Bragança), o entrudo de Santulhão (Vimioso), o dia dos Diabos em Vinhais e o Santo Estevão de Ousilhão, também em Vinhais.
Em músicas e danças, o distrito tem três nomeações: os Zíngaros de Carrazeda de Ansiães, os gaiteiros de Miranda e os pauliteiros da mesma cidade.
Nas festas e feiras estão nomeadas a noite dos bombos de Mirandela, a feira dos Gorazes de Mogadouro e a feira do fumeiro de Vinhais.
Finalmente na categoria dos artefactos, o distrito tem três candidaturas nomeadas, duas do concelho de Miranda do Douro: as navalhas de Palaçoulo e as facas da mesma aldeia. Bragança tem nomeada a gaita-de-foles transmontana.

Jornalista: Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário