terça-feira, 26 de maio de 2020

Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança voltaram a ver familiares presencialmente

Nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Bragança as visitas aos utentes foram retomadas ontem.
Acontecem no espaço do bar, onde foram colocadas quatro boxes, separadas entre si e em cada mesa há uma divisória em acrílico. O uso de máscara é obrigatório para visitantes e utentes.

Apesar das regras de segurança que impedem um contacto mais directo, encurtaram-se distâncias e a emoção marcou o dia de reencontro vários meses depois dos idosos com os familiares.

“Fiquei contente. A gente tem sempre saudades, principalmente nestes casos, porque já há bastante tempo que não estou com ela tão perto, como agora. Tenho falado com ela através do telemóvel, mas não é a mesma coisa”, disse um utente.

Os familiares também admitiram que já fazia falta rever presencialmente os utentes do lar.

“Falava semanalmente com ele por videochamada. O meu pai também tem alguns problemas de audição, não era muito fácil a comunicação, mas hoje foi um grande dia. Ainda estou um bocado emocionada. Foi um encontro diferente, eu gostava era de poder abraçá-lo, mas será possível em breve”, disse um familiar.  

Por dia são feitas 16 visitas, com marcação. O provedor da Santa Casa de Bragança, Eleutério Alves, reconheceu a necessidade de se retomar as visitas, mas reforça que os cuidados são para manter.

“Os utentes, muitos deles, não percebiam porque estavam confinados, porque não podiam ir para a rua, porque não podiam receber a família e os amigos, porque é que não podiam almoçar na mesma mesa. Agora abrimos as visitas e se até aqui tínhamos muitas cautelas, a partir daqui vamos ter muita exigência”, explicou.

As visitas aos lares são permitidas desde a semana passada e nos lares da santa da casa da Misericórdia de Bragança foram retomadas ontem. Também na Unidade de Cuidados Continuados foi possível voltar a receber visitantes desde ontem.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário