sábado, 23 de maio de 2020

DIZER O QUE NÃO SE DISSE

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")


A 3 de Janeiro de 1998, Fernando Gomes, então Presidente da Câmara Municipal do Porto, apresentou o livro de Carlos Magno: “ O Poder Visto do Porto - e o Porto Visto do Poder”. Nessa ocasião, afirmou: ”É um grande gozo ler crónicas sobre frases que não proferi e conceitos que não defendi.”
Cai aqui bem, o que escreveu Padre António Vieira: “ Ah, Senhor, quantos falsos testemunhos vos levantaram! Quantas vezes ouço dizer que são palavras Vossas o que são imaginações minhas, que me não quero excluir deste número.”
O cristianismo anda tão infestado de leigos ignorantes, e falsos pregadores, que muito que se diz, não passam de pura caricatura.
Numa recente sondagem, realizada em Portugal, muitos “crentes“, declararam-se católicos…mas não acreditavam em Deus!…
São crentes, em quê?!
Sacerdotes há (católicos e evangélicos) que não pregam a Palavra, mas suas palavras, com roupagens convenientes…
Também há, quem acredite em Deus e na Bíblia, mas adaptam a Palavra, consoante os interesses: “ Dizem o que Ele nunca disse”.
Até há, quem pregue o que querem ouvir, e afirmam, a pés juntos, que é preciso retirar versículos, porque se encontram desatualizados!…
Pastor evangélico, chegou-me a dizer: que devia ignorar Epistola, porque ensinava doutrina diferente ao que ensina sua denominação!
Outros, alteram a pontuação, de certas passagens bíblicas, para alterarem o sentido do texto sagrado.
É como disse o Padre António Vieira: “Quantas vezes ouço dizer que são palavras Vossas, o que são imaginações minhas”.
Quem quer conhecer a doutrina de Jesus, pegue no Novo Testamento e leia-O. Lá encontrará a verdadeira doutrina de Cristo
O Evangelho, é a única fonte, onde se pode beber a água cristalina, límpida e desincrustada de preconceitos e subtis infiltrações.

Humberto Pinho da Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário