Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de maio de 2020

“Chacim – Espaço de Lendas, Terra do Mordomo-mor do Rei”

O projeto Studia Masaedensis tem por missão a sedimentação da identidade do concelho de Macedo de Cavaleiros através da sua riquíssima história. “Chacim – Espaço de Lendas, Terra do Mordomo-mor do Rei” , de Rui Rendeiro Sousa, é apresentado no próximo dia 24 de maio em Chacim.
O projeto Studia Masaedensis tem por missão a sedimentação da identidade do concelho de Macedo de Cavaleiros através da sua riquíssima história. Nesse âmbito, deu-se início, em março de 2018, a uma jornada inédita e ambiciosa tendo em vista a elaboração da história das 30 freguesias e uniões de freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros, aí incluídas as 67 povoações que as compõem. À primeira publicação de “Lamas – Terras da Senhora do Campo”, seguiram-se-lhe os volumes referentes às freguesias de Lamalonga, ainda em 2018, e de Macedo de Cavaleiros, Sesulfe e Cortiços, no decorrer de 2019.

Como fundamento da sua missão, pretende incrementar-se o orgulho de pertença da população em geral através de uma visão distinta relativamente à efetiva história das suas freguesias, procurando, por meio de uma forma clara e acessível, explorar e mostrar a realidade histórica e toponímica de cada uma das 67 povoações que compõem o concelho, valorizando o seu património. Surgiu do desafio lançado ao autor, Rui Rendeiro Sousa, no âmbito da sua presença em diversas palestras e painéis, bem como da publicação de diversos artigos incidindo sobre história regional, após cerca de 25 anos de investigação contínua do território.

No seguimento do referido projeto, o ano de 2020 tem já agendadas as edições e respetivas apresentações públicas dos volumes respeitantes a Chacim, Podence e Santa Combinha, Bornes e Burga, Grijó, Peredo, Castelãos e Vilar do Monte, Vale Benfeito e Vale da Porca.

As edições contam com o apoio logístico das Juntas de Freguesia respetivas, bem como da Rádio Onda Livre na divulgação do projeto.

A próxima apresentação pública decorrerá na freguesia de Chacim, no próximo dia 24 de maio, domingo, pelas 14h30, na Casa do Povo da localidade.

“Chacim – Espaço de Lendas, Terra do Mordomo-mor do Rei” será a oportunidade para olhar para “Chacim e Balsamão como nunca foram contados”, através de uma viagem pela toponímia, pela lenda, pelas desaparecidas aldeias de Balsamão, Olgas e Mourelinho, pelas relevantes personagens da sua história, com particular destaque para Nuno Martins de Chacim.

Sem comentários:

Enviar um comentário