sábado, 23 de maio de 2020

“Chacim – Espaço de Lendas, Terra do Mordomo-mor do Rei”

O projeto Studia Masaedensis tem por missão a sedimentação da identidade do concelho de Macedo de Cavaleiros através da sua riquíssima história. “Chacim – Espaço de Lendas, Terra do Mordomo-mor do Rei” , de Rui Rendeiro Sousa, é apresentado no próximo dia 24 de maio em Chacim.
O projeto Studia Masaedensis tem por missão a sedimentação da identidade do concelho de Macedo de Cavaleiros através da sua riquíssima história. Nesse âmbito, deu-se início, em março de 2018, a uma jornada inédita e ambiciosa tendo em vista a elaboração da história das 30 freguesias e uniões de freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros, aí incluídas as 67 povoações que as compõem. À primeira publicação de “Lamas – Terras da Senhora do Campo”, seguiram-se-lhe os volumes referentes às freguesias de Lamalonga, ainda em 2018, e de Macedo de Cavaleiros, Sesulfe e Cortiços, no decorrer de 2019.

Como fundamento da sua missão, pretende incrementar-se o orgulho de pertença da população em geral através de uma visão distinta relativamente à efetiva história das suas freguesias, procurando, por meio de uma forma clara e acessível, explorar e mostrar a realidade histórica e toponímica de cada uma das 67 povoações que compõem o concelho, valorizando o seu património. Surgiu do desafio lançado ao autor, Rui Rendeiro Sousa, no âmbito da sua presença em diversas palestras e painéis, bem como da publicação de diversos artigos incidindo sobre história regional, após cerca de 25 anos de investigação contínua do território.

No seguimento do referido projeto, o ano de 2020 tem já agendadas as edições e respetivas apresentações públicas dos volumes respeitantes a Chacim, Podence e Santa Combinha, Bornes e Burga, Grijó, Peredo, Castelãos e Vilar do Monte, Vale Benfeito e Vale da Porca.

As edições contam com o apoio logístico das Juntas de Freguesia respetivas, bem como da Rádio Onda Livre na divulgação do projeto.

A próxima apresentação pública decorrerá na freguesia de Chacim, no próximo dia 24 de maio, domingo, pelas 14h30, na Casa do Povo da localidade.

“Chacim – Espaço de Lendas, Terra do Mordomo-mor do Rei” será a oportunidade para olhar para “Chacim e Balsamão como nunca foram contados”, através de uma viagem pela toponímia, pela lenda, pelas desaparecidas aldeias de Balsamão, Olgas e Mourelinho, pelas relevantes personagens da sua história, com particular destaque para Nuno Martins de Chacim.

Sem comentários:

Enviar um comentário