terça-feira, 26 de maio de 2020

O Município de Bragança apoiará a atividade pecuária do concelho, através da atribuição de apoios e de investimentos superiores a 220 mil euros.

Esta medida, que contempla a comparticipação, na totalidade, dos custos assumidos pelos criadores do concelho, com ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina, leucose enzoótica bovina e brucelose dos ovinos e caprinos, dos efetivos no 1.º controlo, previstas no Programa Sanitário, representa um investimento do Município de Bragança de 73 mil euros. Um apoio efetivada através da celebração de protocolo de colaboração celebrado com a Associação de Criadores de Gado de Bragança, que teve lugar no dia 26 de maio, na Sala de Formação do Município de Bragança.

Além desse apoio, os clientes do Matadouro Municipal de Bragança (que não tenham dívidas, superiores a 60 dias e a 5 mil euros (cumulativamente), referentes a serviços prestados nesse equipamento municipal) passarão a ter uma redução de 50 por cento no valor dos abates, entre os meses de junho e dezembro de 2020.

De referir, ainda, que estão em curso as obras de melhoria do Matadouro Municipal de Bragança, representando um custo global de 117.540, 86 euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, recordou que “estas medidas sociais visam apoiar o setor primário e, de forma particular, a atividade pecuária do concelho, num período particularmente difícil, provocado pelo estado pandémico COVID-19 que originou quebras até 80 por cento nas vendas de carne, agravado pelas dificuldades de escoamento dos produtos, devido ao encerramento temporário das unidades de restauração e da recessão da atividade turística”.

Sem comentários:

Enviar um comentário