Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de maio de 2020

No Dia Internacional da Biodiversidade AEPGA disponibiliza online o documentário “Fé nos Burros”

Por ocasião do 10º aniversário da sua edição, e coincidindo com o Dia Internacional da Biodiversidade, a AEPGA disponibiliza para visualização pública o filme-documentário “Fé nos Burros” que estará disponível no youtube a partir do dia 22 de maio de 2020.
Entre 2009 e 2010, o município de Alfândega da Fé, a produtora MediaUtopia e a associação AEPGA uniram forças e lançaram-se na aventura de desenvolver um projeto de fotografia e vídeo com a objetivo de chamar a atenção para a preservação do gado asinino e muar do concelho de Alfândega da Fé, tal como o seu legado cultural e social.

Nesse sentido, com realização e fotografias de João Pedro Marnoto, pesquisa e trabalho de campo de Miguel Nóvoa (veterinário da AEPGA), e com o apoio do município de Alfândega da Fé, percorreram o território e andaram de aldeia em aldeia, indo ao encontro das pessoas e dos seus animais com o intuito de os fotografar, recriando na rua o ambiente de estúdio fotográfico.

Este trabalho procurou enaltecer e celebrar a cumplicidade da relação entre os donos e os seus animais, companheiros de trabalho e de vida, como também a cultura, as emoções, os contos e cantigas da tradição oral, num registo de anseios e memórias, registando uma realidade particular, mas que tem uma ressonância que vai além do território em questão.

O projeto  deu origem a um Livro+DVD, uma exposição itinerante de exterior em grande formato, e um documentário , apresentados em Portugal e no estrangeiro, tendo sido premiado em 2012 no Cine´Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, com o primeiro lugar na categoria Lusofonia para melhor documentário nacional, como também galardoado com uma menção honrosa pelo júri da juventude.

Um retrato de um mundo antigo, parte da nossa história e memória coletiva, que ainda resiste à avalanche da modernidade, sobretudo por aqueles que assistem e resistem ao seu desaparecimento, é de igual forma uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro, fazendo-nos tomar consciência de que há riscos, oportunidades e escolhas que só a nós nos cabe fazer, de forma a que sejam as melhores e não só as possíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário