quinta-feira, 28 de maio de 2020

Museu da Língua Portuguesa avança este ano

Foi aprovada hoje, 25 de maio, a abertura do procedimento “Empreitada de Obras Públicas - Museu da Língua Portuguesa”, para construção deste equipamento, que começa a ser construído no início do próximo mês de novembro, devendo estar concluído no final de abril de 2022.
Com um prazo de construção de 18 meses, o MLP, aprovado no âmbito do integrado Plano no Estratégico de Desenvolvimento Urbano, resultará da reabilitação dos antigos silos da EPAC e representa um investimento de cerca de 10 milhões de euros.
Considerado como um equipamento importante para a afirmação da cidade e da região, sobretudo ao nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o projeto (que passará a ser o segundo existente em todo o Mundo) deverá ter um elevado impacto na região e, mesmo, no País não só a nível cultural, mas, também, económico. Assim sendo, estima-se que, em 2025, se verifique um resultado global anual na ordem dos 3,3 milhões de euros.

Ao investir na construção do MLP, o Município de Bragança pretende atrair turistas, colocar novas ofertas culturais e educativas ao dispor dos cidadãos, qualificar a oferta do Instituto Politécnico de Bragança, sobretudo em áreas relacionadas com a Língua e Cultura Portuguesas, reforçar a rede de equipamentos culturais do concelho, bem como reabilitar e transformar a área urbana envolvente.

Recorde-se que a construção do MLP foi “acarinhada” e bem recebida pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa que, durante uma visita a Bragança, em julho de 2016, assegurou o patrocínio da Presidência ao projeto, acrescentando, na altura, que ”o Museu da Língua Portuguesa não poderia encontrar melhor localização no País”.

Sem comentários:

Enviar um comentário