Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Exposição | Iconografia Cristã Contempla-me

O CIT - Centro de Interpretação do Território recebe a partir de 16 de junho a Exposição de iconografia cristã "Contempla-me", da artista transmontana Tânia Pires.
Tânia Vera Oliveira Pires, nasceu em 1980 e é natural de Bragança. Licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica (2001) e posteriormente em Artes Plásticas/ Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2009). Na mesma faculdade frequentou o 1º ano do Mestrado de Desenho (2009) e concluiu o Curso de Mestrado em Escultura (não conferente a grau) em 2010 sobre o tema “Arte e Ecologia”.

Fez alguns estudos de canto e piano no Conservatório de Música de Vila Nova de Gaia e fez um curso de Oração Cantada com Iégor Reznikoff. O seu interesse pelo plano espiritual sempre foi uma constante e, em 2011, decide ir conhecer a vida monástica, vivendo algum tempo num mosteiro, aprofundando a sua espiritualidade e dando início à aprendizagem da Iconografia Cristã. Iniciou o primeiro Ícone num Mosteiro em França e deu continuidade aos seus estudos realizando cursos em mosteiros situados em Itália, com diferentes mestres. Tem levado consigo o amor pela Iconografia Cristã nas suas viagens pelo mundo, criando e fazendo algumas obras, como na Palestina e Timor-Leste.

Paralelamente à pintura dedica-se à música, compondo cânticos sagrados que utiliza nos Momento Sabbath, concertos meditativos que organiza e também à Musica Tradicional Portuguesa.

Esta Exposição “Contempla-me” é composta por obras que tem vindo a elaborar no seu Atelier que fica situado em Atenor/Miranda do Douro. Aldeia escolhida pelo bom ambiente e paz que lhe permitem fazer do seu Atelier a “cela” que os antigos monges ocupavam para pintar os sagrados Ícones.

Os Ícones, mais do que uma pintura, são imagem sagrada que representam episódios Bíblicos, daí o tema desta exposição “Contempla-me”, pois são imagens para meditar, contemplar, orar. A peça principal desta exposição é a “Virgem do Leite”, pois foi inspirada na escultura com o mesmo nome que data o séc. XV e que faz parte do espólio da Sé de Miranda.

Sem comentários:

Enviar um comentário