domingo, 31 de maio de 2020

Santa Casa e Autarquia vão implementar a quarta geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social

A operação COLMEIA foi desenhada a pensar no bem comum da população do concelho de Macedo de Cavaleiros, centrando-se na promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social no concelho.
A Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros (Entidade Executora) e a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (Entidade Promotora) vão implementar a quarta geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G), que terá a duração de 36 meses e uma dotação financeira de 531,154.53€.

A operação COLMEIA foi desenhada a pensar no bem comum da população do concelho de Macedo de Cavaleiros, centrando-se na promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social no concelho, mobilizando para o efeito a ação integrada dos diferentes agentes e recursos localmente disponíveis e promovendo, deste modo, uma maior e mais profícua coesão social.

O desenho da operação assenta, como seria expectável, em três eixos de intervenção: Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação; Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil e Eixo 3 – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa, por necessária adequação ao CLDS-4G.

A Operação COLMEIA, constituída por uma equipa de 4 elementos (1 Coordenador Técnico e 3 Técnicos Superiores), propõe-se implementar as 13 atividades obrigatórias inscritas no CLDS-4G, traduzindo-se na execução de 36 metas e abrangendo um total de 1074 destinatários diretos, prevendo para este efeito a execução de atividades que vão ao encontro das temáticas do emprego, formação, empreendedorismo, apoio social/mediação familiar e envelhecimento ativo. Neste contexto, todas estas práticas assentam na importância de realizar uma ação coesa, através de uma parceria dinâmica e funcional, chegando às “nossas” gentes pelos mais diversos meios.

Tendo por base esta linha de intervenção, a equipa procurará responder de forma uniformizada a um conjunto de fatores que convergem para um leque de soluções potenciais face ao quadro social atual, e, inquestionavelmente, procura harmonizar-se com a realidade observada neste Concelho, tendo em linha de conta as suas especificidades, necessidades, interesses e recursos amplamente considerados.

O CLDS 4G de Macedo de Cavaleiros – Operação COLMEIA – irá entrar em funcionamento no dia 01 de junho tendo a sua sede localizada na Praça das Eiras – Rua Dr. João de Deus (antigas instalações da escola primária) – 5340 – 275 Macedo de Cavaleiros, estando aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h30, com interrupção para almoço das 12h30 às 14h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário