Há uns 20 anos a esta parte, no sítio Oficial do Benfica existia um Fórum Oficial.
Esse espaço, que eu frequentava (não pelo futebol) foi encerrado por decisão unilateral da então Direção.
Alguns amigos, que ali se encontravam quase diariamente, resolveram criar um outro fórum para se manterem juntos e poderem continuar a tertúlia que os uniu. Do que menos se falava ali era de Futebol…
Dos muitos participantes, de todos os cantos do mundo, eu era o mais distante, em território nacional, da capital. O outro mais distante mas menos que eu era o Luís Beleza, engenheiro na CM de Mirandela.Naquele espaço, riquíssimo, criaram-se amizades que hoje perduram apesar das distâncias. Alguns dos amigos virtuais transformaram-se em amigos reais já que alguns fizeram questão de vir a Bragança conhecer-me pessoalmente e conhecer a nossa cidade que eu fazia questão de lhes ir mostrando para contrariar a desinformação que os canais televisivos e os jornais iam emitindo . Obs* quero crer que o fumeiro que um dia lhes enviei para entradas de uma jantarada que se fez no Montijo e uma outra em Coimbra também ajudou à vontade de eles virem conhecer Bragança… Para mim vieram, queijadas de Sintra, Pastéis de Belém… Ovos-moles e o mais importante, Muitas Provas de Amizade.
Bom, muitos já partiram para as bandas de lá. Já na altura a média de idades era relativamente alta. Eu era dos mais novos. No Grupo havia gente de todos os quadrantes políticos e partidários, de todos os níveis culturais e profissionais. Desde o Fernando Guimarães, médico português radicado há muitos anos na Finlândia, ao António Savelha, mestre pasteleiro radicado no Montijo. Desde o Tomás Rosa, responsável na 2ª república pelo gabinete de navegabilidade do douro, ao meu saudoso Amigo Martinho, já nesse tempo com os seus 88 anos e que nos dava cartas no que dizia respeito à jovialidade e alegria de viver. Não havia dia nenhum em que não falasse nas chouriças e nas alheiras da Tia Ana Maria (minha Sogra)… Destes que citei, a título de exemplo, já só um pertence ao mundo dos vivos, o Savelha.
Tenho que cortar o raciocínio para não me ver obrigado a escrever um livro. Quando se começa a escrever e o que escrevemos nos emociona, é difícil parar, surge tudo em catadupa. Só vos queria contar a história de um equipamento que oferecemos às camadas jovens do GDB.
Uma noite qualquer, já não me recorda os pormenores, lancei o desafio. Vamos (O Fórum dos Adeptos do Benfica) oferecer um equipamento às camadas jovens do GDB.
Toda a gente se mostrou disponível. Todos começaram a pedir-me a conta para onde deveriam enviar a contribuição. Eu disse-lhes que dali a uns dias daria pormenores.
Como fiz toda a vida, pela minha conta nunca passou nem passará, dinheiro que não me pertence.
Combinei então com o António Savelha: - Abres uma conta aí no Montijo, com mais duas assinaturas de malta daí e tratas do assunto. Assim fizemos. A primeira contribuição foi a minha (nisso fiz questão) e foi “jeitozita” para entusiasmar a malta.
Quando se conseguiu dinheiro suficiente (uns 15 dias) mandou-se fazer o equipamento em Lisboa. O Savelha levou-o para um jantar do Fórum dos Adeptos que se realizou em Coimbra e o Luís Beleza, que foi ao Jantar, trouxe-mo para Bragança.
E eu, com muito prazer e algum orgulho, entreguei o pequeno contributo do Fórum dos Adeptos do Benfica ao Departamento Juvenil do G.D.B.
Lembrei-me de vos contar isto porque hoje uma amiga disse-me que não gostava nada das Redes Sociais, ou dos Fóruns. Eu respondi-lhe: - Nas Redes Sociais, tal como na Vida Real, as “coisas” são aquilo que nós fazemos delas.
Sem comentários:
Enviar um comentário