Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Actos de vandalismo em Bragança levam autarquia a apelar à comunidade que ajude a identificar autores

Um abrigo de utilizadores de transportes públicos e algumas árvores foram destruídos, na Rua Miguel Torga, em Bragança.
O município lamentou o sucedido, através de uma publicação na sua página de Facebook, dizendo repudiar estes “actos cruéis” que, apesar de vertidos em peças de mobiliário urbano ou árvores decorativas, “atingem no âmago a comunidade brigantina” e “desrespeitam os mais basilares princípios do bem comum”. Segundo o presidente da câmara, Hernâni Dias, a publicação também serve para que as pessoas estejam atentas a esta realidade e denunciem estas situações, caso tenham conhecimento. “São actos que têm vindo a ser praticados desde há muito tempo e, entretanto, chegou a altura de dizermos às pessoas o que está a acontecer. Aconteceu esta publicação no sentido de as pessoas estarem mais atentas e nos ajudarem a identificar quem os pratica. É um atentado contra o património público, que nos cria muitos problemas e nos acarreta muitas despesas porque temos que repor todos estes prejuízos causados”.

Além desta última situação, o presidente da câmara esclareceu ainda que na Alameda de Santa Apolónia, junto ao ICNF, há árvores que nem chegam a crescer porque são frequentemente arrancadas ou destruídas. O município tem reposto essas mesmas árvores mas Hernâni Dias garante que a situação se arrasta há mais de 15 anos. “Também nos arrancam e partem árvores. Há uma parte da cidade em que, há mais de 15 anos ou 20, repomos as árvores, todos os anos, e elas são destruídas. Neste momento, continuamos a ter a falha dessas árvores porque não conseguimos fazer com que elas cresçam e isso é um problema porque gastamos dinheiro a plantá-las e tratá-las e vem alguém que simplesmente as destrói. Não sabemos porque mas a verdade é que estas atitudes oneram o orçamento municipal e todos nós estamos a pagar por estas atitudes”.

Os actos mais recentes de vandalismo, que aconteceram sexta-feira, foram praticados à luz do dia e, segundo o autarca, já foram denunciados à PSP. “Fazem o seu trabalho no sentido de poderem identificar as pessoas responsáveis pela prática dos actos. A verdade é que quem os pratica acaba por ter precauções no sentido de não ser identificado”.

Na publicação, o município apela a todos os brigantinos que ajudem a identificar os autores destes crimes.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário