Uma iniciativa inserida na campanha “Consuma Local”, que pretende ajudar os produtores a escoar os seus produtos. A ideia é que este mercado tenha uma periodicidade quinzenal, e que decorra, de forma alternada, entre o Parque Municipal de Exposições, na cidade de Macedo e a Albufeira do Azibo. E levar os produtos até à praia é uma oportunidade de fazer crescer o negócio e até criar redes de contactos, considera Benjamim Rodrigues, presidente do Município Macense:
“Resolvemos alargar o âmbito do mercadinho à zona do Azibo. Há muitos veraneantes que vêm de fora que aproveitam para comprar o que é nosso. Assim, acabamos por divulgar fora de portas porque as pessoas compram e levam, e por vezes até fazem encomendas. É uma oportunidade de os produtores fazerem negócio neste período de crise.”
Desta vez, estiveram envolvidos 12 expositores, mas o interesse em participar nesta iniciativa começa já chegar de produtores de outros concelhos:
“Alguns dos expositores conseguiram esgotar os produtos na última feira, especialmente quem comercializa queijos. Temos tido muita procura, inclusive de expositores de outros concelhos, mas isto é uma iniciativa para o nosso concelho e para não promovermos o trânsito de produtos de outros sítios para cá, em termos de CIM ficou acordado que isto seriam mercadinhos apenas locais.”
Angélica Pedro confeciona pão, mel e compotas. Participou na primeira edição do Mercado dos Produtos da Terra e, na sua opinião, desta vez não notou grande afluência de compradores:
“Acho que a outra foi melhor. Havia mais gente a comprar. Quanto ao local, acho que ambos são bons mas aqui penso que as pessoas vêm mais para lazer e lá para fazer compras.”
Quem por lá passou, vê com bons olhos esta união entre a paisagem, os banhos de sol e os alimentos de qualidade:
“Sou de Macedo e acho que é uma boa iniciativa. Fui à primeira edição, e como gostei vim agora também.
Estou a achar espetacular fazerem aqui o mercado, porque nesta altura até nos faz bem sair e vir um pouco até estes locais.
Sou de Famalicão e é a primeira vez que venho aqui, acabou por ser coincidência. Íamos para Bragança e resolvemos parar para vir conhecer e achei magnífico. Quanto ao mercado, é fantástico. Grande ambiente e podendo usufruir de bons produtos, tanto melhor.”
Aproveitar a visita de turistas às praias da Albufeira do Azibo para promover o que de melhor se produz no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário